Professores da rede municipal participam de Curso de Atendimento Educacional Especializado

Educação
31/05/2016 10h43

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através das suas Coordenadorias de Apoio Educacional às Pessoas com Deficiência (COEPD) e de Educação Especial (COESP) deu continuidade ao programa Horas de Estudo, que acontece no auditório Antônio Vieira. O programa é um Curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os professores da rede municipal de ensino e que tem como objetivo promover através de módulos o conhecimento teórico e prático para esses professores ampliando a inclusão da Educação Especial.

A coordenadora da COEPD, Joana D'arc Meireles, explica a participação da Semed neste programa. "A nossa presença aqui é fazer parte do programa Horas de Estudo, trazendo aos professores o nosso trabalho com adultos e crianças cegas ou de baixa visão. Entendemos que esses profissionais devem estar preparados, assim trouxemos materiais adaptados para que seja utilizados com qualquer aluno", conta.

"Trouxemos materiais de estimulação precoce para bebês, leitura e escrita no sistema braile para cegos, soroban para exercitar matemática, educação física adaptada que veio com a apresentação de outro ponto tratado na palestra que é orientação e mobilidade. A arte e o lazer também estão incluídos, pois nossos alunos aprendem música, canto, a tocar instrumentos e trabalhar com modelagens", diz a coordenadora.

Já a coordenadora da COESP, Valéria de Souza Resende fala o objetivo do programa que se estende a onze módulos sobre educação especial. "Queremos ampliar o conhecimento diante dos desafios que os professores enfrentam a cada dia com as deficiências e até com crianças que têm dificuldade de aprender. Deve ser pensado pelos professores de que forma se pode ensinar nas salas aplicando os ensinamentos mostrados aqui, levando em conta a diferentes necessidades de cada aluno", afirma.

A professora da EMEF José Airton de Andrade, Mônica Machado Mota, relata a busca pelo aprendizado na educação especial. "Primeiro, eu quero parabenizar a Secretaria da Educação pela inciativa, pois nós professores recebemos alunos com diversas necessidades especiais e assim eu e meus colegas procuramos aprender mais sobre como ensinar dentro de sala de aula. Os módulos não são para deficiências específicas sendo muito importante para a busca de nós profissionais da educação", finaliza.