Sema apoia Projeto de Educação Ambiental e identifica árvores da Pça Tobias Barreto

Meio Ambiente
31/05/2016 17h25

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta terça-feira, 31, da cerimônia de colocação das placas de identificação das árvores da Praça Tobias Barreto, no bairro São José, uma parceria com o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio Amadeus.

A partir de hoje, quem passa pela Praça Tobias Barreto, além de apreciar a beleza do local, fruto de recente reforma da Prefeitura de Aracaju, também poderá ter uma verdadeira aula de biologia.

Os alunos do Colégio Amadeus, com o auxílio de técnicos da Sema, identificaram os 92 indivíduos arbóreos da praça. Através das placas, podem-se identificar Oitizeiros, Palmeiras (Areca Bambu), Palmeiras Imperiais, entre outras espécies.

Hoje, cada árvore tem uma placa que, além de conter nome popular, nome científico e principais características das árvores, também disponibiliza um código para leitura em QR Code, para que as pessoas acessem mais detalhes das espécies pelo celular. As informações são fornecidas em português, espanhol e inglês.

Projeto multidisciplinar

Durante a cerimônia, o coordenador de Educação Ambiental do Colégio Amadeus, José Bezerra Neto, destacou a importância do apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), para o projeto obter sucesso.

“A Pça. Tobias Barreto, além de um local para o passeio das famílias, é hoje também um laboratório multidisciplinar pedagógico. Aqui podemos ensinar biologia, geografia, línguas, história e preservar o meio ambiente”, declara o coordenador.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, aproveitou a ocasião para parabenizar o Colégio Amadeus pela iniciativa da pesquisa.  Disse que a identificação dos indivíduos arbóreos da Praça Tobias Barreto é uma forma de sensibilizar a população para estes seres vivos, tão importantes para a preservação do meio.

Na cerimônia desta manhã, estavam presentes também o diretor pedagógico, Remir Damasceno, professores e alunos. O Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio Amadeus teve início há dois anos, com o apoio da Sema.  No projeto, são trabalhadas diversas questões do Meio Ambiente, como coleta seletiva, política reversa e preservação e identificação dos indivíduos arbóreos. O projeto já elegeu a Praça Camerino (bairro São José) como o próximo objeto de pesquisa.