Biblioteca Mário Cabral promove atividades que incentivam à leitura

Cultura
23/06/2016 08h30

 

Com o objetivo de incentivar à prática da leitura e desenvolver o aprendizado de forma lúdica, a Biblioteca Mário Cabral é um dos principais espaços abrigados no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). O local administrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) vem conquistando adeptos ao mundo literários e novos leitores, que encontram no espaço não apenas uma forma de aprendizado, mas também um local onde a diversão é garantida.

A unidade, conta com mais de duas mil obras. O acervo especializado na literatura sergipana e abrange também, a literatura universal. Obras que tratam de assuntos como política, cultura, literatura universal e história de Sergipe, estão expostas entre os principais títulos.

A Biblioteca oferece ao público em geral a oportunidade de fazer seus estudos com consultas locais, por meio dos diversos livros e ainda, através do telecentro, lugar reservado para pesquisas online através de quatro computadores com acesso a internet.  O usuário pode aprimorar suas pesquisas, utilizando também o recurso de pesquisa no catálogo, que serve para facilitar a busca no acervo físico.

De acordo com Verônica Cardoso, coordenadora da unidade, a biblioteca serve para agregar conhecimento. “A biblioteca é uma extensão da escola, ela acrescenta ao usuário essa possibilidade de um rendimento intelectual, dando acesso a informação e passando conhecimento através dos livros que a unidade oferece aos seus usuários”, explicou.

Mensalmente são realizadas várias atividades, a exemplo da mala da leitura, um dos principais projetos, onde uma maleta totalmente decorada traz em seu interior dezenas de livros infantis. Além de roda de leitura, contação de história, recital de poesias, encontro de escritores, caixa surpresa, entre outros.

O público que tiver interesse em conhecer um pouco mais da história do patrono da biblioteca, pode encontrar no local, o acervo que pertenceu ao escritor. Obras clássicas assinadas por Mário Cabral, como "Roteiro de Aracaju", "Vida e Obra de Mário Cabral", "Aracaju, bye bye", entre outras se encontram na Biblioteca Mário Cabral. 

O setor é um espaço dedicado à valorização dos escritores locais e onde se encontra uma grande variedade de temas relacionados à cultura de sergipana. Interessados em visitar a unidade, devem comparecer de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.