Prefeitura Municipal de Aracaju/SE

Prefeitura se prepara para entregar obra da Praia Formosa

Uma das mais charmosas capitais brasileiras, Aracaju, hoje é referência quando se trata de valorização do patrimônio público e iniciativas de urbanização. Reconhecida em todo o país pelos diversos cartões postais como a Ponte do Imperador e a Orla da Atalaia, a cidade receberá também, muito em breve, a nova obra de urbanização do calçadão da Praia Formosa.

Antes uma área que apresentava risco aos moradores da área, o novo calçadão  receberá uma estrutura inovadora, com um projeto arquitetônico requintado, que valoriza a união paisagística da natureza com o que há de mais novo na construção civil. O espaço será utilizado para a contemplação do encontro das águas do rio Poxim com o rio Sergipe, proporcionando uma beleza única para visitantes, sejam aracajuanos ou turistas.

Assinada pela arquiteta Angélica Rocha, que pertence aos quadros técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o local possui uma extensão de 20 mil metros quadrados, e foi planejada para a população  desenvolver atividades de lazer e entretenimento. O local contará com um espelho e túnel d'água, jardim vertical, quiosques cobertos e aparelhos livres para exercícios físicos. Será disponibilizado também sinal Wi-Fi, para garantir que o lazer seja complementado com acesso à internet.

Com um orçamento de R$ 5 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a obra já gera a expectativa de ser entregue. No total, foi disponibilizado pelas firmas contratadas pela Emurb um contingente com 200 servidores durante todo o tempo de execução para que fosse desenvolvida da melhor maneira, cumprindo os requisitos técnicos e seguindo à risca as exigências de segurança.

Atualmente, a construção encontra-se em fase de finalização da parte de paisagismo, que é a última etapa antes da entrega. São realizados os acabamentos das fontes e guarda-corpo, aplicação dos corrimãos, plantação de gramas no primeiro piso, na laje e no jardim vertical, instalação dos jatos do espelho d'água e rejunte e finalização dos telhados dos quiosques.

Segurança

Para coibir atos de vandalismo, evitar que o patrimônio público seja depredado, e a segurança dos frequentadores seja ameaçada, será instalado um posto da Guarda Municipal que, além de realizar o policiamento ostensivo no local, atuará também nas áreas circunvizinhas, como na 13 de Julho e no Centro.

A área será contemplada também com um novo complexo de iluminação pública, contendo lâmpadas de LED em sua extensão. Este tipo de luminária é mais potente e econômica em relação às de vapor de sódio e vapor metálico, que são predominantes nas capital.