Curso de Brigadeiro Gourmet impulsiona alunas ao empreendedorismo

Formação para o Trabalho
24/08/2016 10h20

Famoso pelo sabor e aparência apetitosa, o brigadeiro é um dos mais populares quitutes da confeitaria. Atualmente, este doce tão conhecido, vem ganhando uma variedade de ingredientes, que o torna ainda mais delicioso e refinado, fazendo-o ingressar na categoria das receitas gourmet. Com o objetivo de proporcionar esta nova modalidade de aprendizado, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), ofertou o curso de Brigadeiro Gourmet (8h), realizado na Casa da Doméstica, situada no Centro, e finalizado na tarde desta terça-feira, 23.

Presente no encerramento, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, ressaltou que um dos compromissos da Fundação é continuar implementando políticas de geração de renda, a fim de promover novas oportunidades de empreendedorismo, e consequentemente, novos empregos. "O brigadeiro gourmet está em alta no mercado de doceria, e esta é uma área que sempre possui demanda", comenta a presidente, reforçando a importância do investimento contínuo do conhecimento adquirido. "Foi dado o ponto de partida, a área é imensa, utilizem a criatividade de vocês", diz.

Segundo a instrutora do curso, Thaís Sader, o diferencial do brigadeiro gourmet está na utilização de componentes sofisticados, como castanhas, chocolate meio amargo em pó, limão siciliano, produtos que agregam valor à receita. "Ensinei a como calcular o preço, dei dicas de marcas e noções gerais sobre os utensílios necessários para a produção do doce, elas puderam sair do básico e abrir mais o leque de opções", afirma Thaís, orientando o percurso que as alunas devem seguir ao iniciarem uma atividade empreendedora nesta área. "Elas não devem ter medo de colocar o preço que realmente o produto vale, devem ser justas com os ingredientes que vão utilizar, além de variar os sabores, porque o público gosta de diversidade", aconselha a instrutora.

Caminho promissor

Esta é a segunda capacitação que a aluna Tânia dos Santos, de 48 anos, faz na Fundat. Para ela, os cursos são uma excelente oportunidade de aprendizado. "Foi ótimo e proveitoso, aprendi muita coisa, eu pensava que só existia um tipo de brigadeiro", conta Tânia, que pretende fazer o curso de Culinária Trivial.

A participação no curso motivou a aluna Angélica de Jesus, de 48 anos, a desejar trabalhar com encomendas de brigadeiro gourmet. "Achei bom, uma maravilha, dá uma chance para a gente aprender", comenta a aluna, que já fez o curso de Bolos Decorados.  

A aluna Irânia Tavares, de 49 anos, trabalha como auxiliar de cozinha, e também confecciona doces e salgados sob encomenda. "Ela [a instrutora] ensinou muito, tirou as dúvidas que queríamos saber, e nós mesmas fizemos os brigadeiros", revela Irânia, que pretende acrescentar o novo quitute aprendido às vendas.