Africa é tema de exposição no Mirante da 13 de Julho

Cultura
08/11/2016 13h37

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) preparou em suas unidades, atividades durante todo o mês em louvor ao Dia da Consciência Negra. Dentro dessa programação especial, o Mirante da 13 de Julho lança nesta quinta-feira, 10, uma exposição intitulada "A África está em nós".

A Mostra trata de influências negras na cultura brasileira, a exemplo da forte presença africana nas danças e folguedos, práticas religiosas, na música, culinária, etc. Com pesquisa e texto da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, e diagramação de Gustavo Vargas Aguiar, a exposição conta também com algumas peças do Ateliê Belecar.

O nome da mostra é uma homenagem ao autor do livro que tem o mesmo título, o professor Roberto Emerson Câmara Benjamim. O homenageado foi um dos grandes pesquisadores da cultura afro-brasileira, tendo numerosas publicações de artigos em revistas e periódicos científicos sobre a temática. Falecido em 2013, deixou um grande legado para a comunicação, principalmente na área da Folkcomunicação, da qual era um grande conhecedor e um dos maiores teóricos.

Para a abertura oficial, foi preparada uma programação cultural que contará com apresentação de grupos de duas unidades da Funcaju, o de Capoeira e de Dança Afro da Escola de Arte Valdice Teles e o de Contação de História da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes.

Serviço:

O que? Exposição "A África está em nós"

Quando? 10 de Novembro

Onde? Mirante da 13 de Julho

Horário? Das 18:30 às 21h.