Secretária da Educação tranquiliza pais e garante retorno às aulas da Escola Anísio Teixeira

Educação
11/01/2017 13h25

Com sede localizada no bairro Atalaia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira está fechada desde junho de 2014 para reforma. Locados em um prédio alugado no Centro de Aracaju a contragosto dos pais, os estudantes eram levados por meio de transporte escolar, mas desde o fim da última gestão os serviços foram suspensos por falta de pagamento, o que provocou a paralisação das atividades na Anísio, culminando na não conclusão do ano letivo 2016.

Desde que assumiu a pasta da Educação, a secretária Cecília Leite, tem recebido  equipes diretivas de várias Emefs, entre elas a Anísio Teixeira, a fim de encontrarem uma solução emergencial para a conclusão do ano letivo. Na manhã de ontem, 10,  Cecília Leite, foi à sede da Emef Anísio Teixeira, acompanhada do diretor da Educação Básica, Manuel Prado,  reuniram-se com pais, que saíram do encontro tranquilizados e muito satisfeitos com a solução apresentada pela Semed.

A secretária explica que apesar de ter assumido a pasta há alguns dias, não está medindo esforços para solucionar os problemas emergenciais que envolvem a rede da Educação de Aracaju e garante que as aulas na Anísio serão retomadas na própria comunidade. Os pais comemoraram a notícia.

"Fiz questão de olhar nos olhos dos pais e garantir a eles que tomaremos todas as medidas para que os estudantes voltem a estudar. A nossa primeira medida será alugar um prédio na própria comunidade, porque é esse o maior desejo de todos. Já estamos providenciando isso. Estamos trabalhando arduamente para que o ano letivo seja concluído", explica a secretária Cecília Leite.

Sobre as matrículas para 2017, Cecília esclarece que as articulações já estão sendo feitas." Estamos trabalhando para que em 2017, os estudantes continuem estudando dentro da comunidade, o que certamente diminuirá a evasão escolar, grade problema enfrentado hoje. Iremos resolver esse problema e o de todas as outras escolas que ainda não concluíram o ano letivo, bem como já estamos fazendo com todas as que  estão com problema quanto ao transporte", garante a secretária Cecília Leite.

Comemoração

Marília Daiane tem três filhos estudantes da Emef e comemora o resultado da reunião com a nova gestora da Educação. "Estou muito feliz porque eu achava um absurdo meus filhos pequenos terem que ir ao centro todos os dias. Eles chegavam em casa esgotados, sem ânimo nem para estudar porque enfrentavam longo trânsito em horário de pico e o rendimento caiu muito. Agora, tudo vai melhorar", conta a mãe.

Gercilene Leal também tem filhos matriculados na Emef Anísio teixeira e está aliviada após diálogo com a secretária Cecília Leite. "Eu achei esse encontro muito importante porque acabou com nossa aflição, estávamos sem resposta nenhuma há meses e hoje nos sentimos respeitados. Agradeço à nova secretária por já ter começado sua gestão de forma tão honesta com nós pais", elogia.