Eliane Aquino ouve demandas do Projeto Estrela do Mar

Assistência Social e Cidadania
18/02/2017 18h15

Na manhã de hoje, 18, a vice- prefeita e secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, esteve na Praia do Sarney, em visita ao Projeto Estrela do Mar. Realizado todos os sábados nas imediações do Bar Sollaris, o programa voluntário que hoje atende a 117 famílias de todo o Estado, tem como foco o atendimento a crianças e jovens com algum tipo de deficiência. Também participou do encontro o secretário municipal de Esporte e Juventude, Jorginho Araújo.

De acordo com Eliane Aquino, a visita teve como objetivo ouvir as demandas do projeto. “Eu acompanho o Estrela do Mar de perto há alguns anos e hoje o meu papel enquanto secretária é encontrar um mecanismo legal para que a Prefeitura Municipal de Aracaju possa apoiá-los.” Ainda segundo Eliane, haverá uma somatória de esforços entre secretarias e outros órgãos para que ações como estas continuem a ser exemplo de integração entre pessoas com deficiência à sociedade, com práticas esportivas, de maneira lúdica.

“Nós fomos procurados pelos organizadores do Projeto Estrela do Mar e é gratificante vir aqui e ver de perto este trabalho voluntário. Dentro das nossas possibilidades, vamos estudar como podemos nos integrar e ajudar naquilo que eles precisam”, afirmou o secretário Jorginho Araújo. O secretário ainda informou que a expectativa é que em uma ação conjunta seja definido um calendário para iniciação ao esporte dos participantes e voluntários. “A cada sábado nós pretendemos trazer uma modalidade esportiva diferente, dando toda a estrutura necessária para o bom andamento do programa.”  

Byron Silva, idealizador do projeto, falou sobre a importância da parceria com o poder público. “Eu acredito muito que o estreitamento das relações com a prefeitura e suas secretarias vai fortalecer as atividades que a gente desenvolve aqui. Na conversa com a secretária, nós falamos sobre o auxílio de insumos para a assistência de pessoas que a gente atende, como cadeiras anfíbias, esteiras para chegar ao mar e materiais que possam melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência.”

Participante do projeto desde 2011, Geane dos Santos saiu cedo de casa para levar o filho Isaías, 9 anos, que tem síndrome de Down, para praticar bodyboard. Moradora do bairro Santos Dumont, ela acorda às cinco horas da manhã, pega quatro conduções e demora cerca de quatro horas para chegar até a praia. Mas não desanima e diz não ter faltado um dia sequer. “Faça chuva ou faça sol, estou todos os sábados aqui. Meu filho tinha medo de entrar no mar, hoje ele não tem mais. O Estrela do Mar é tão importante pro meu filho quanto pra mim. Aqui é minha segunda casa e eu espero que a prefeitura ajude a gente a mantê-lo.”