Usuários da Reaps se divertem em festa de carnaval

Saúde
23/02/2017 17h10

Máscaras, rostos pintados, chapéus coloridos, confetes e, claro, muita animação. Tudo isso fez parte da festa de carnaval dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizada nesta quinta-feira, 23, na Praça General Valadão, no Centro da cidade. Os acolhidos brincaram, dançaram, tocaram instrumentos e, principalmente, se divertiram muito.

Segundo Dalmare Sá, coordenador da Reaps, a festa é muito importante porque, além de ser uma programação diferente, os usuários podem mostrar a sociedade que eles vivem normalmente como qualquer outra pessoa. "Em 2016 tivemos um ano difícil porque os usuários quase não tiveram atividades externas, mas a atual gestão está trabalhando para mudar isso, tanto que realizamos esta grande festa de carnaval para os acolhidos. Queremos inserir novamente os usuários da rede psicossocial na sociedade", disse.

A música que animou a festa ficou por conta dos usuários que fazem a oficina de percussão ofertada na Rede e também pelo grupo Batuques do Sertão, de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nossa Senhora da Glória, que foi convidado para participar do carnaval e do Grupo Burundanga.

A dona de casa Maria de Souza Farias, por exemplo, que é usuária da Rede e toca bumbo, estava feliz por estar participando da festa. "Hoje é um dia muito feliz pra mim. Aprendi a tocar bumbo na oficina e, agora, posso mostrar para toda a sociedade o que sei fazer. E música e carnaval combinam demais", declarou.

A caráter

Já o usuário da Rede, Gilson Ribeiro, se vestiu a caráter para curtir a festa. "Pintei o rosto, estou usando peruca e uma roupa colorida para entrar mesmo na folia. É a segunda vez que participo do carnaval da Rede e estou muito feliz. É um momento de descontração e isso é muito importante para nós usuários. Interagir com os outros acolhidos e também com os trabalhadores é muito bom", contou.