Emef Freitas Brandão otimiza qualidade do tempo de lazer com o Recreio Dirigido

Educação
14/03/2017 12h38

Utilizar o lúdico como referência aos valores no cotidiano, como respeito ao próximo e combate à violência nos mais variados âmbitos, seja dentro do universo escolar, seja no contexto geral da sociedade. Esse é o objetivo do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e da secretária da Educação, Cecília Leite, que têm firmado a fim de viabilizar importantes projetos que beneficiem os estudantes. Recreio Dirigido é um deles, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS),  tem estimulado o aproveitamento, com qualidade, do tempo de lazer dos estudantes da rede, como é o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Freitas Brandão.
 
Os estudantes do curso de Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFS trabalharam com os professores de Educação Física da rede municipal de Aracaju e estudantes da Emef, colocando em prática o projeto. O objetivo é promover, na hora do recreio, atividades que entretenham os alunos de forma educativa.
 
A diretora do Freitas Brandão, Vilse Maria, explica  que o projeto possibilita aos estudantes que o tempo do recreio seja aproveitado com direcionamento adequado, trabalhando questões primordiais na conduta como seres humanos como respeito ao próximo.
 
"O objetivo é proporcionar aos nossos alunos um momento de lazer aliado à parte educacional. Através da parceria, o projeto permite também que os universitários da área de Educação Física tenham contato direto com a realidade que eles vão trabalhar futuramente. Trabalhando dentro do universo escolar alguns aspectos como a violência, muito comum nos recreios. Está sendo muito importante para nós essa convivência e essas perspectivas, visto que tudo o que beneficia nossos estudantes tem imenso valor”, avalia.

O professor do curso de licenciatura em Educação Física da UFS, José Américo Santos Menezes, explica que o projeto oferece conteúdo da cultura de movimento corporal gerando a vivência dos futuros professores ao vivenciar a rotina escolar aos estudantes. 
 
"Incentivar o desenvolvimento dos licenciandos no interior das escolas. A universidade faz a escolha de acadêmicos que tenham interesse de participar desse projeto. Na Emef Freitas Brandão, nós estamos começando no recreio, mas o objetivo é se estender até as aulas de educação física. Damos às crianças a possibilidades de escolha, aprendizado e vivência do conteúdo da linguagem corporal. Levamos materiais, equipamentos, confeccionamos outros, de maneira que a criança, nesse tempo do recreio, acaba aprendendo de maneira lúdica", informa.