Semed traça diretrizes pedagógicas para 2017 com coordenadores das escolas

Educação
14/03/2017 14h25

“Neste ano de 2017, vocês têm uma parceira de trabalho. Não estarei despachando no gabinete e sim nas escolas, conhecendo a realidade de cada uma e trabalhando junto às equipes gestoras para mudarmos para melhor a realidade da Educação de Aracaju com muito trabalho. Essa é uma meta minha e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira”. Foi desta forma que a secretária municipal da Educação de Aracaju, professora Maria Cecília Leite, iniciou, na manhã de hoje, 14, o Encontro Pedagógico com cerca de 120 coordenadores pedagógicos das 74 unidades de ensino que compõem da rede de Aracaju
 
A reunião teve como objetivo discutir as diretrizes pedagógicas da rede e as orientações curriculares para o ano letivo de 2017. Para o diretor do Departamento da Educação Básica de Aracaju da Secretaria da Educação (Semed), Manuel Prado, o momento é de construção.“Os coordenadores são os profissionais que acompanham a construção pedagógica de cada unidade escolar e é fundamental que estejamos juntos construindo os planos pedagógicos de acordo com a realidade de cada escola”, explicou Manuel Prado.
 
Nesse sentido, a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, Sandra Lisboa, aponta a importância do encontro. “As escolas poderão trilhar um caminho único, respeitando as particularidades de cada escola, mas fazendo com que as crianças possam se desenvolver a partir da proposta pedagógica de cada unidade de ensino, desta forma melhorando os índices de avaliação da nossa rede”, avaliou a coordenadora.
 
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Calumby, Antonielia Ribeiro, ressalta também a importância da reunião. “Antes a Semed fazia reuniões com os professores e com os diretores, mas somos nós (coordenadores) que estamos à frente das diretrizes pedagógicas das escolas, então é fundamental que tenhamos esse espaço para alinharmos as ações”, analisou a coordenadora Antonielia.

Antoniela destaca, ainda, os resultados que serão alcançados pelas escolas após esse alinhamento “Eu tenho certeza que isso vai contribuir para que nós possamos desenvolver um trabalho que abranja os nossos alunos, suas famílias e a comunidade. Para mim, a escola é um lugar sagrado, pois é um lugar onde se reúnem as crianças, as famílias e as mães, então espero que saíamos daqui com o propósito de colocarmos em prática um projeto pedagógico humanizado que, com certeza, mudará a realidade do bairro 17 de março”, ponderou.
 
A manhã de trabalhos continuou com a palestra “Direitos Humanos e Aprendizagem” e com discussões sobre as interfaces da escola como: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Além disso os coordenadores foram informados sobre os projetos da coordenação de Artes da Semed e sobre o projeto de arborização das escolas de Aracaju.