Chocolate de Páscoa fomenta negócio criativo e rentável

Formação para o Trabalho
14/03/2017 16h35

Para quem busca um novo aprendizado, a expectativa em torno do primeiro dia de aula é sempre grande. E, se este conhecimento puder ser transformado em um trabalho empreendedor e lucrativo, o indivíduo, além de obter saberes e técnicas até então desconhecidas, recebe a oportunidade de ingressar na chamada Economia Criativa. Ela tem esse nome porque está associada à produção econômica de bens e serviços nascidos por meio da criatividade, que dá origem a negócios inovadores ligados a vários setores como o artesanato, design, moda e também a gastronomia.

Um exemplo disso é a confecção de chocolates para a Páscoa, uma atividade aparentemente simples, porém, se alimentada com boas ideias e dedicação, é capaz de obter um ótimo retorno financeiro. Pensando na proximidade da data comemorativa e na possibilidade de geração de renda que esta ocupação pode oferecer, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) iniciou curso de Chocolate de Páscoa na manhã desta terça-feira, 14.

No total, serão 20 horas de capacitação, realizada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont. A diretora de Formação Profissional (Dirforp), Selma França, prestigiou a abertura da primeira aula e reforçou a necessidade de manter-se dedicado a uma qualificação específica, seja qual for a área. "Coloquem uma pitada de amor que a coisa vai fluir, não queiram estar aqui por estar, desenvolvam o foco de vocês", aconselhou Selma, desejando boas vindas e boa sorte à turma.

Incentivando novos empreendedores

De bombons recheados a ovos de Páscoa tradicionais e gourmet. De acordo com a instrutora do curso, Josefa Fernandes, os alunos vão colocar a mão na massa e aprender todas as etapas dos preparo dos chocolates. "Espero poder capacitar muitas pessoas e oferecer a elas um pouco do meu conhecimento para que possam obter uma fonte de renda", almeja Josefa, que também dará dicas sobre como embalar o produto. "Uma embalagem bonita já encanta o cliente", diz.

Com a Páscoa se aproximando, a confeiteira acredita que é um ótimo momento para quem quer trabalhar por conta própria e alcançar uma lucratividade financeira. "Eles podem aproveitar muito como uma renda extra, sabendo trabalhar com qualidade com certeza vão adquirir muitos clientes", acrescenta a instrutora, que há dois anos ministra cursos ligados à confeitaria na Fundat.

Antes de ingressar na turma, Natanael Oliveira, de 19 anos, pensava que confeccionar chocolates de Páscoa era "coisa" de mulher. Incentivado pela mãe, ele decidiu romper com aquele conceito e se inscrever no curso. "Espero aprender, é uma boa oportunidade. Temos que segurar aquilo que é melhor para gente", comenta o aluno.

O objetivo atual de Jurema Ribeiro, 40, que está se especializando na área de Turismo, é agregar o máximo de conhecimento que puder para utilizar no campo ao qual deseja atuar. Mas, no futuro, ela sonha em abrir uma cafeteria onde poderá vender as sobremesas sofisticadas que pretende produzir. "Pelo que foi apresentado, creio que o curso vai atender as minhas expectativas, a professora dará a instrução inicial de como trabalhar e cada um vai buscar o seu caminho", expõe a aluna, que participou de outros cursos de confeitaria ofertados pela Fundat.