Unidade Adel Nunes promove a 1° Semana de Saúde da Mulher

Saúde
27/03/2017 11h50

“Em apenas um dia vou fazer mais de três exames e isso é ótimo. Essas ações são muito importantes para a comunidade e elas facilitam o nosso acesso à saúde, o que é ainda melhor”, disse a dona de casa Analíce de Jesus, que participou nesta segunda-feira, 27, da “1° Semana de Saúde da Mulher”, na Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes, que fica no bairro América. Até a próxima sexta-feira, 31, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado no dia 8 deste mês, a unidade oferta serviços de promoção e prevenção à saúde, entre exame de lâmina, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além do exame clínico de mama.

Segundo a gerente da USF, Danilla Ires Lima, para desenvolver a campanha foi estudada a necessidade da população da região. “Sabemos da necessidade da comunidade e vamos ofertar durante toda esta semana mais de quatro tipos de exames. Fizemos uma boa divulgação da semana e a expectativa é atender em média 200 pessoas por dia. A ação é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas os homens que são usuários da unidade também podem participar”, disse.

A dona de casa Josefa dos Santos chegou cedo à unidade para ser atendida. De acordo com ela, a “1° Semana de Saúde da Mulher” é uma boa oportunidade para ficar em dias com a saúde. “Fiquei sabendo da ação e como sou usuária da unidade vim logo cedo para ser atendida. Vou fazer exame de lâmina, testes rápidos e exame clínico da mama e vou ficar em dias com a minha saúde”, conta.

Além dos exames, durante a semana serão realizadas também palestras na unidade, sobre saúde bucal, direitos sociais, planejamento reprodutivo, prevenção de Câncer de colo do útero e de mama. Para participar da ação e fazer os exames, basta ir à Adel Nunes com a carteira de identidade, e os cartões SUS e o Pasta Família.

Edézio Vieira de Melo

Já na USF Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, desta segunda-feira, 27, à quarta-feira, 29, será realizado, a partir das 13h, o “Mutirão de Cuidado para Mulher”, onde serão ofertados para a comunidade exame de lâmina, testes rápidos de HIV e sífilis, exame clínico de mama e teste rápido de gravidez.