Semasc discute política pública para as mulheres em encontro da SMS

Assistência Social e Cidadania
28/03/2017 13h15

Com o objetivo de dar continuidade às discussões relacionadas ao Mês da Mulher, além de fortalecer as políticas de integração entre os órgãos do município, foi realizado nesta terça-feira, 28, o VII Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher. O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, contou a parceria da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

"Estamos aqui para debater e construir estratégias a partir dos eixos temáticos propostos para a conferência nacional, com o foco principal na implementação da política integral à saúde das mulheres. Esta não é uma conferência, é um debate onde sairemos com propostas para melhorias dos nossos programas.", destacou a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Cristiane Ludmilla. Ainda segundo a coordenadora, após as conversas realizadas, será redigido um documento para ser enviado às instituições parceiras a fim de  promover novos debates em nível de gestão.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semasc, Maria Teles, palestrou sobre a responsabilidade do Estado no desenvolvimento socioeconômico. "Temos um desafio de reverter esse cenário tão adversário para toda a sociedade, sobretudo para nós mulheres. Hoje nós iremos fazer essa discussão com a própria organização da sociedade civil. Estamos dialogando e atuando conjuntamente."

Em maio deste ano o Conselho Nacional de Saúde, por meio da portaria nº 1.016 de 2016, convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, prevista para acontecer no segundo semestre de 2017 e tem como mote central "Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade". A reunião municipal acontece em um momento oportuno, após mais de trinta anos da 1ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, realizada no ano de 1986. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

Com informações do Conselho Nacional de Saúde