Unidades da Funcaju promovem atividades no Dia do Índio

Cultura
19/04/2017 11h37

O Centro Cultural de Aracaju e a Biblioteca Ivone de Menezes, unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizam uma programação em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em todo país nesta quarta-feira, 19. Mais de 100 crianças participaram de atividades nos dois locais.

A programação da Ivone de Menezes começou com a inauguração de uma exposição sobre as datas comemorativas do mês de abril. Em seguida, os alunos foram direcionados para o auditório, onde foram contadas histórias sobre a cultura indígena e a sua importância na sociedade brasileira. As crianças também tiveram um momento ao ar livre e puderam escolher alguns dos livros para serem lidos.

A coordenadora da instituição, Nancy Vasconcelos, conta que esse tipo de atividade é uma das formas de incentivar os pequenos a ingressarem no mundo da leitura. “Muitos ainda não sabem ler, mas com essas atividades podemos despertar o interesse deles”, explicou.

Para professora da turma, Eliene Cristina, essa parceria entre a escola e as bibliotecas administradas pela Funcaju tem contribuído muito para o rendimento dos alunos. “É sempre muito bom sair da zona de conforto. Quando os nossos pequenos participam de atividades dessas atividades eles saem daqui com mais vontade ainda de aprender de ler. Nós só temos a ganhar com isso e eles também”.

O Centro Cultural também promoveu uma programação especial para o Dia do Índio. Crianças da Escola Municipal de Ensino Funcamental (Emef) Olavo Bilac participaram de uma oficina de pintura e produção de cocar, sob o comando do produtor cultural Rosivaldo Alves. Ainda houve contação de histórias com a bibliotecária Verônica Cardoso, e uma palestra sobre pintura corporal indígena com a historiadora, Patricia Coutinho.

Segundo a museóloga do Centro Cultural, Heyse Souza, essa é uma boa oportunidade para conhecer e vivenciar essa cultura tão rica dos índios. "Montamos uma programação com atividades bem interessantes para as crianças aprenderem um pouco mais sobre a cultura indígena e se divertirem neste dia especial. É mais uma forma de interagir com o Centro Cultural e receber a população em nossa unidade".