Saúde e MS discutem Rede Cegonha em Aracaju

Saúde
27/04/2017 15h10

O secretário Municipal da Saúde, André Sotero, recebeu nesta semana a visita da coordenadora de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Albuquerque Vilela. Ela veio a Aracaju a convite da gestão, para discutir com a equipe da casa o apoio do governo federal ao município nas ações pactuadas no Programa Rede Cegonha. Esse apoio irá garantir a promoção das boas práticas de atenção e derrubar os índices de mortalidade materno-infantil.

Na tarde da última quarta-feira, 26, a representante do Ministério participou de reunião na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Esther Vilela conheceu a execução do Programa Rede Cegonha em Aracaju, com os seus indicadores e ações de atenção à saúde materno-infantil, e ainda o status atual da Maternidade 17 de Março, cujas obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano, conforme informou o secretário André Sotero, acrescentando que a nova maternidade deverá estar pronta em 2018.

Para Esther Vilela, Aracaju está em um momento privilegiado por ter uma gestão empenhada que montou uma equipe invejável. “Percebi também que todo esse esforço que está sendo empreendido pela gestão terá como resultado a consolidação da Rede Cegonha. Fiquei muito tocada e decidi apoiar o pleito da equipe para que os esforços estruturais possam seguir adiante”, garantiu.  
 
A representante do Ministério entende que a construção da nova maternidade – uma prioridade do prefeito Edvaldo Nogueira - e o fortalecimento da Atenção Básica irão fortalecer a atenção ao parto e ao nascimento. E se declarou confiante na força de ação da equipe. “Estou particularmente impressionada com o posicionamento e o comprometimento de todos aqui”, disse.

Maternidade

Na manhã desta quinta-feira, 27, dando sequência às discussões do Programa Rede Cegonha em Aracaju, a coordenadora de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, acompanhada da consultora para Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Débora Santana, visitou a Maternidade Santa Izabel. O objetivo foi o de conhecer a estrutura e de conferir como estão sendo aplicados os investimentos feitos pelo governo federal naquela unidade de parto e nascimento. Em Aracaju, é a Maternidade Santa Izabel que recebe maior aporte de investimentos da Rede Cegonha.

A técnica do MS e a equipe da Secretaria foram recebidas pelo coordenador Administrativo da Maternidade Santa Izabel, Douglas Rosendo, a assessora jurídica, Sílvia Tanzilo e o representante da Central de Contratualização da instituição, Carlos Izidário. A equipe da Saúde foi composta por Ana Débora, pela coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludimila, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bittencourt e pela assessora Técnica de Planejamento, Sayonara Carvalho.  

Rede Cegonha

Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto - “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e, acesso ao planejamento reprodutivo.