Secretário visita UBS´s e trabalhadores e usuários ressaltam melhorias

Saúde
29/05/2017 17h50

Dando continuidade às visitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) para vivenciar a realidade de cada local, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, esteve na manhã de hoje, 29, em quatro postos de saúde: no Niceu Dantas, no João Bezerra e no Santa Terezinha, que estão localizados na Zona de Expansão, e no Osvaldo Leite, do bairro Santa Maria. André percorreu pelos setores das unidades, e conversou com trabalhadores e usuários que, além de contarem suas demandas, ressaltaram as diversas melhorias que as UBS´s receberam desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura de Aracaju.

Para o secretário as visitas são sempre proveitosas. "Estamos realizando visitas às unidades desde o primeiro dia de gestão, o que é muito proveitoso, e é uma prioridade do prefeito Edvaldo Nogueira e minha também darmos novamente a dignidade aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Em algumas unidades encontramos uma situação muito difícil, devido à falta de gestão da última administração de Aracaju, mas temos boa vontade e garra e já estamos conseguindo alguns avanços. Entre eles, está o reabastecimento das farmácias das unidades, tanto de medicamentos quanto de insumos", diz.

Ainda de acordo com Sotero, apesar do montante de dívida deixada pela antiga gestão da cidade, a Prefeitura está trabalhando incansavelmente para melhorar a situação da população. "Temos um grande obstáculo que é a dívida gigantesca deixada pela última gestão, mas, apesar do pouco dinheiro, temos feito melhorias nas unidades e os resultados estão chegando. Ainda temos muito o que fazer e estamos trabalhando para darmos um futuro melhor a população. Estamos realmente batalhando pela reconstrução da qualidade de vida", afirma.

Reabastecimento

Durante a visita, a servidora Maria Auxiliadora, que trabalha na farmácia da UBS João Bezerra, fez questão de falar ao secretário André Sotero da sua alegria ao ter, novamente, disponível os medicamentos para distribuir para os usuários. "Os últimos dois anos foram um caos. Os usuários vinham buscar os medicamentos, mas a farmácia estava sempre vazia. Sem nada mesmo. Era desesperador. Mas, desde o início do ano, a situação mudou. Estamos com a farmácia novamente reabastecida e estou feliz por poder voltar a distribuir os remédios para os usuários", conta.

A gerente da mesma unidade, Jamile Freitas de Souza, afirma a importância do reabastecimento e disse ainda que a visita do secretário a UBS só traz benefícios. "A vinda do secretário a unidade é ótima porque ele conhece de perto a nossa realidade e ouve as nossas demandas. Falei, por exemplo, da necessidade de termos mais um computador e ele garantiu que tomará providências. Mas fiz questão também de falar da importância do reabastecimento da farmácia. Estamos recebendo medicamentos regularmente", declara.

Niceu e Santa Terezinha

Na UBS Niceu Dantas, a gerente Simone Costa de Souza, contou ao secretário a dificuldade do funcionamento da unidade. "A casa onde funciona a unidade é muito pequena. Temos pouquíssimo espaço. Conversei com o secretário, ele ouviu as demandas e explicou as dificuldades financeiras da Prefeitura no momento, mas informou que a melhoria da unidade está entre os projetos da Saúde e eu tenho certeza de que ele tomará providências para oferecer uma assistência melhor aos nossos pacientes", afirma.

O agente de saúde da Niceu Dantas e vice-presidente do Conselho de Saúde Local, Ubiraci Suassuma, ressalta durante a visita a importância da ida do secretário a unidade. "É a primeira vez que vejo um secretário vir à comunidade e estou muito feliz porque sei que isso trará benefícios aos usuários. Inclusive, conversamos e ele participará de uma reunião do conselho", diz.

Já a gerente da UBS Santa Terezinha afirma que ficou feliz em saber que a manutenção na unidade será retomada em breve. "A unidade tem uma estrutura física boa, mas estávamos sem manutenção. Agora, estou feliz porque o secretário veio aqui, viu os problemas e falou que a manutenção será retomada em breve. Acredito no trabalho dele e sei que muitas outras melhorias estão por vir", comenta.

Osvaldo Leite

Na unidade do bairro Santa Maria, a Osvaldo Leite, onde também funciona a UBS Elizabeth Pita, a gerente Renata Almeida, frisou a importância do reabastecimento das fraldas geriátricas, que estavam em falta há meses. "Esse contato direto com o secretário é muito bom para estreitarmos os laços e fiz questão de falar com ele sobre o reabastecimento das fraldas geriátricas que são distribuídas para os pacientes acamados. Estávamos há meses sem recebê-las e isso era um grande problema. Mas, agora, elas já estão chegando e estamos mais tranquilos", declara.

Na oportunidade, o secretário conversou com a gerente sobre o fato de as duas unidades estarem funcionando no mesmo local e explicou que a gestão já está a procura de um novo imóvel para a Elizabeth Pita. "A antiga administração recebeu uma verba para a construção da Elizabeth Pita, mas não fez a obra e verba foi devolvida. Infelizmente, não temos recurso este ano para construir uma nova unidade, mas estamos a procura de um imóvel para alugar e, assim, separar as duas unidades, melhorando o atendimento à população", conta André.

Visita domiciliar

Depois de passar pela Osvaldo Leite, o secretário continuou no bairro Santa Maria e fez uma visita domiciliar a uma usuária da UBS que, por complicações da diabetes, está acamada. "Conversei com uma agente de saúde da Osvaldo Leite, ela me falou dessa senhora de 40 anos que está acamada e decidi fazer uma visita domiciliar a ela. Vi que a equipe da unidade tem ido constantemente a casa dela fazer os curativos e examiná-la. Foi bom ter ido até a usuária e ter constatado que ela tem recebido a devida assistência da UBS. Queremos continuar avançando para melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos à população", explica o secretário.