Aracaju Previdência realiza capacitação inédita

Planejamento e Orçamento
12/07/2017 13h23

Uma ação inédita no sentido de ampliar o conhecimento sobre todo o universo correspondente aos mecanismos da Previdência Social. Esse é o objetivo do primeiro curso promovido pela Prefeitura, através do Aracaju Previdência, junto aos conselheiros, gestores e servidores.  A capacitação começou ontem, 11, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e se estende até esta quarta-feira, 12.

A principal função do regime de previdência é fornecer suporte aos trabalhadores e seus dependentes quando expostos às situações de risco social, ocasionadas pela perda da capacidade de trabalho em casos de doença, invalidez, idade avançada ou pelo óbito daquele que garantia o sustento familiar. Diante disso, e com o objetivo de promover a atualização dos assuntos pertinentes à área junto aos membros do Conselho Municipal de Previdência, a atualização está sendo ofertada.

De acordo com o consultor da Crédito & Mercado, Manoel Júnior,  empresa responsável por ministrar o curso, a principal finalidade é  mostrar o papel de cada gestor na condução das ações. "Pontuar sobre o papel do conselheiro, da diretoria, o que o conselheiro de administração precisa executar, o que o conselho fiscal precisa fazer e como se comportar, é o que estamos abordando, pois tudo isso faz parte da integração do trabalho que beneficia os servidores. Nossa proposta é expor de uma maneira clara e objetiva como funciona a Previdência e o mercado financeiro, para que possam desempenhar suas funções com mais conhecimento técnico", ressaltou.

A diretora-presidente do Aracaju Previdência, Maria Avilete Ramalho, salientou a importância da iniciativa. "Fizemos questão de uma participação efetiva dos conselheiros e servidores nesta capacitação e será, a partir disso, que o grupo poderá exercer suas funções com mais propriedade técnica", destacou.

Abrangência

Genolice Santana é membro do Comitê de Investimento do Aracaju Previdência e fez questão de destacar sua satisfação com o curso. "Esse tipo de treinamento oferece uma abrangência maior sobre as regras e o funcionamento do instituto. Seguimos um padrão normativo para execução de todo trabalho e nada melhor que uma capacitação para apontar os erros e acertos do que vem sendo feito nesta gestão na intenção de melhorar o serviço oferecido aos servidores", enfatizou.

Compartilhando do mesmo pensamento, Roberto Bomfim, que integra a equipe do conselho do Aracaju Previdência, pontuou a respeito da aplicação de recursos. "A iniciativa é excelente e nos permite entender melhor como administrar o dinheiro dos servidores, regimentos e a aplicação dos recursos", frisou.