Projeto Biblioteca Vai à Praça reúne jovens e adultos no Siqueira Campos

Cultura
21/07/2017 12h19

A praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, teve uma movimentação diferente na manhã desta sexta-feira, 21. O local recebeu o projeto “Biblioteca Vai à Praça”, realizada pela Funcaju através das três bibliotecas da fundação cultural. A praça ganhou estandes com livros dos mais variados gêneros, gibiteca, cordelteca, livros em braile, teatro de fantoches e diversas outras atividades que integraram as equipes das bibliotecas municipais Clodomir Silva, Ivone Menezes e Mário Cabral.

“É uma forma de interação inédita entre as bibliotecas públicas do município. Nos unimos para trazer o nosso trabalho à praça e resgatar um pouco da nossa cultura literária, apresentando aos jovens diversos elementos. Também temos a interação com as brincadeiras e o teatro. Um encontro muito importante que a Funcaju está proporcionando e fazendo este resgate cultural”, afirmou a coordenadora da biblioteca Ivone Menezes, Nancy Teresa.

O objetivo do projeto é intensificar a prática da leitura na capital sergipana. A primeira edição atraiu dezenas de curiosos que passavam pela praça do bairro Siqueira Campos e também contou com uma turma de alunos do colégio Unificado.

“Esta união das bibliotecas serve para mostrar a população o nosso acervo e disseminar a informação. Neste primeiro dia estamos aqui no Siqueira Campos, que é o bairro onde fica a biblioteca Clodomir Silva, e estamos tendo um dia de trabalho fora da biblioteca. Fizemos o convite à comunidade e eles estão prestigiando o projeto”, destacou Fabiana Bispo, coordenadora da biblioteca Clodomir Silva.

O projeto “Biblioteca vai à praça” terá ainda mais duas edições. O segundo evento será no dia 25 de julho na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, e o último no dia 28 de julho na praça General Valadão, no Centro, sempre das 9h às 12h.

“Nosso objetivo principal é incentivar a leitura e despertar o interesse da comunidade em frequentar os nossos espaços. A primeira edição já mostrou o sucesso do evento, que está sendo uma forma de aprender e conhecer mais a literatura em um momento lúdico para crianças, jovens e adultos”, ressaltou Verônica Cardoso, coordenadora da Biblioteca Mário Cabral.