Sema divulga resultados da arborização da capital no primeiro semestre deste ano

Meio Ambiente
21/07/2017 12h59

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), divulga resultados do primeiro semestre de 2017 da arborização da capital. Os dados estão relacionados ao planejamento e implantação de mudas no município, por meio da identificação de locais disponíveis para plantio e replantio, além do monitoramento e execução dos serviços realizados pela Sema em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
De janeiro até hoje, foram plantadas cerca de 1.700 mudas em avenidas, praças, parques e escolas. Diferentes espécies foram selecionadas pela Sema de acordo com os tamanhos disponíveis no viveiro e por características morfológicas, como altura máxima, frutificação, enraizamento e inflorescência. Durante a seleção, se deu preferência às espécies nativas da Mata Atlântica e da Caatinga, a fim de valorizar a biodiversidade típica da região.
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Cesar Viana, o monitoramento do índice de sobrevivência total das mudas plantadas teve um percentual maior que o do ano passado. “No primeiro monitoramento, o índice de mortalidade total das mudas plantadas foi de 10,3% para as quatro avenidas avaliadas. Diferente do ano passado, que foi identificada uma grande ocorrência de vandalismo. Os poucos casos de perda que foram verificados até agora parecem estar relacionados à falta de adaptação das mudas às novas condições ambientais”, explica. 
 
A equipe de arborização acompanha o desenvolvimento das mudas implantadas nos locais selecionados, identificando e corrigindo problemas fitossanitários, isto é, a medida sanitária para preservação ou defesa dos vegetais. A equipe também realiza a substituição de eventuais perdas. O resultado dessa ação auxilia na sobrevivência das mudas, uma vez que evita problemas futuros. 
 
Áreas plantadas
 
A Prefeitura já efetuou o plantio nos seguintes locais: avenidas Alexandre Alcino, Hildete Falcão, Senador Júlio Leite, Heráclito Rollemberg e Tancredo Neves; rótula da Avenida Marechal Rondon; escolas municipais José Antônio da Costa Melo, Jornalista Orlando Dantas, José Carlos Teixeira e Professor Florentino de Menezes; Parque da Cidade e da Sementeira; Praça da Imprensa; e Oceanário de Aracaju.

Espécies selecionadas
 
Foram utilizadas diferentes espécies, sendo elas: ipê roxo, ipê amarelo, ipê da serra, ipê rosa, pata de vaca, aroeira vermelha, aroeira salsa, araçá, cajá, caju, goiaba, jaboticaba, jenipapo, pau-brasil, pitanga, pitomba, tamarindo, jatobá, oiti, jacarandá, sombreiro, manjelão, açaí, palmeira imperial, farinha seca, pau-ferro, chichá, abacate, sapoti, craibeira e sibipiruna.

“A escolha das avenidas que receberam essas espécies foi baseada na rota de irrigação da Emsurb, com o auxílio de caminhões pipas. A prioridade foi realizar um trabalho mais regionalizado, facilitando assim o monitoramento e a manutenção das mudas”, acrescenta o secretário.
 
Plano de Arborização 
 
As ações de plantio fazem parte do Plano de Arborização de Aracaju, cujo principal objetivo é arborizar toda a cidade. O Plano estabelece alguns programas de desenvolvimento de forma que se possa associar a implantação técnica da arborização da cidade a práticas de sensibilização ambiental. Para isso, foi criado o Programa “Nosso Pomar”, que faz parte do eixo do plano e tem como objetivo principal o plantio de espécies arbóreas frutíferas em escolas, praças, residências e condomínios. Tudo isso associado a um trabalho de educação ambiental para sensibilização quanto aos benefícios e importância da árvore.