Semed e SMTT dão aula de educação e cidadania no trânsito

Educação
15/08/2017 15h16

Olhos vidrados de quem não podia perder nada do que estava acontecendo bem à sua frente. Assim ficaram centenas de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, com uma atividade bastante diferente: a peça "Se Essa Rua Fosse Minha", protagonizada pelo grupo Cones de Teatro da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT).

A iniciativa é fruto de mais uma importante parceria firmada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em prol dos estudantes da rede. A ação aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, dos 2º, 3º, 4º e 5º anos. Na oportunidade, eles puderam entender mais sobre a conscientização para educação e cidadania no trânsito. Durante o semestre, outras escolas receberão o grupo.

A estudante Wiliane de Menezes Araújo, do 2º ano, conta que aprendeu muito sobre segurança no trânsito. "Aprendi que devemos olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e que, além de verificar se o sinal está vermelho para o pedestre poder passar, tem que passar sempre na faixa", afirma.

Erick de Jesus, aluno do 3º ano, diz que vai levar todas as informações que aprendeu para casa. "Vou dizer para meu pai, minha mãe e todos da minha família que não devemos esquecer o cinto de segurança e sempre que andar de moto usar o capacete. Aprendi que essas atitudes salvam vidas", afirma.

Importância 

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena Cerqueira Nascimento, explica que, no Brasil, os dados mostram índices alarmantes de violência e acidentes no trânsito, e isso deixa clara a necessidade de abordar essa temática nas unidades de ensino. Segundo ela, a secretaria encara a educação para o trânsito como algo de fundamental importância à formação de pessoas socialmente responsáveis.

"Por meio de ações de educação para o trânsito nas escolas, como essa em parceria com a SMTT, pretendemos formar cidadãos preparados não apenas para o trânsito, como também para a vida, que deve ser entendida como o nosso bem maior. A educação para o trânsito lida com conceitos e valores fundamentais ao ser humano, tais como respeito e solidariedade, auxiliando a criança e o adolescente a compreenderem as variadas situações vivenciadas no trânsito e no cotidiano", revela Maíra.

Para a coordenadora pedagógica da Emef Oviêdo Teixeira, Betânia Fonseca Tavares, é de suma importância levar essas informações para as crianças para que elas possam ter consciência do que é certo e errado no trânsito. "Trazer essas informações para os nossos estudantes é essencial porque além de aprenderem na prática, eles transmitem para os pais tudo que aprenderam, como atravessar uma rua, guiar uma moto, a importância de usar o cinto de segurança e respeitar a lei de trânsito. Os alunos adoraram, uma atividade lúdica diferenciada da sala de aula", ressalta.

A coordenadora do grupo Cones, Leane Morais, conta que o teatro é uma forma de levar a educação no trânsito para as escolas. "Trabalhamos com várias temáticas, respeito aos idosos, a escola, aos professores, mas nossa temática principal é a educação no trânsito. Nas nossas apresentações nós visamos formar multiplicadores para maior segurança no trânsito, para diminuir números de acidentes e número de vítimas fatais e sequeladas. O teatro é a melhor forma de passar essas informações para as crianças", explica.