Semict inicia projeto Barqueiros da Orla Pôr do Sol com ciclo de capacitações

Indústria, Comércio e Turismo
30/08/2017 11h55

Desde a segunda-feira, 28, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no Mosqueiro, barqueiros que trabalham no transporte de turistas em embarcações na Orla Pôr do Sol recebem capacitação para melhorar a forma de organização da atividade e também de recepção aos visitantes que procuram o litoral sul aracajuano. É o projeto “Barqueiros da Orla Pôr do Sol”, uma ação contida no projeto “Aracaju de Braços Abertos”, inserido no planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), com o objetivo de “aprimorar o atendimento ao visitante, melhorando o atendimento ao público e alinhando o produto turístico ao turismo de experiência”, explicou Carol Portugal, diretora de Turismo da Semict.

O “Barqueiros da Orla Pôr do Sol” conta com a parceria do Sebrae/Se e foi elaborado a partir de análises do departamento de turismo da Semict sobre a importância dos profissionais do transporte turístico pluvial no Mosqueiro se organizarem em torno do conceito de associativismo e capacitações para melhorar a recepção de visitantes na região.

Igor Coelho, instrutor do Sebrae/Se, considera importante a iniciativa da Semict, destacando que o princípio do processo associativo é “a harmonia, a sinergia e a boa convivência entre associados e comunidade”, e defendeu que o projeto deixará “boa semente” para a unidade dos barqueiros. “Os associados não são concorrentes; são aliados e precisam se unir para enfrentar uma concorrência que é muito maior que eles”, refletiu Igor, anunciando que além do processo de capacitação, será feita uma completa revisão no estatuto da Associação Sergipana dos Proprietários de Embarcações e Transportes, ajustando-o às mudanças ocorridas desde sua fundação.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, participou das atividades desta terça-feira, 29, fazendo uma retrospectiva para os associados sobre sua chegada na Semict, informando ter tomado conhecimento “de um problema relacionado ao transporte de barcos no Mosqueiro”.

“Tomei duas decisões de imediato: designei a diretora de Turismo da secretaria, Carol Portugal, para entender o problema de perto, ouvindo vocês, depois reuni todo material sobre a Ação Civil Pública relativa à matéria, desde a petição inicial, para também entender melhor o problema, e a minha leitura é que ele pode ser resolvido de forma mais simples, sem a necessidade de regulação do poder público, apenas envolvendo os próprios membros da associação na solução”, acrescentando: “o mais importante não são os problemas, o mais importante é: como vamos prestar um melhor serviço ao turista, ter mais turistas, ter mais felicidade, mais satisfação? Esse é o nosso grande desafio: como podemos crescer?”.

Jorge também registrou a reforma que a Orla Pôr do Sol deve ganhar, nos próximos meses, por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, com recursos do Prodetur, e enalteceu a parceria com o Sebrae no projeto de organização dos barqueiros, defendendo o associativismo. “Buscamos o Sebrae, que se revela um grande parceiro oferecendo essa oportunidade de aprendizado e de reflexão. Eu venho do setor empresarial, já fui dirigente de entidades de classe, sei da importância do associativismo e digo: há sempre espaço para que a competição conviva com a cooperação”, ensinou.

O projeto “Barqueiros da Orla Pôr do Sol” terá continuidade durante o mês de setembro com oito capacitações entre os dias 4 e 26 de setembro, com as seguintes oficinas: Bem Receber e Alinhamento do Produto para o Turismo de Experiência.