Secretária participa de reunião do CIR Aracaju

Saúde
15/09/2017 17h00

Pactuar ações e serviços de Saúde. Este é um dos objetivos do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), que é composto pelos oito municípios integrantes da Região de Saúde de Aracaju. Nesta sexta-feira, 15, a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, participou da reunião que foi realizada no auditório da Vigilância Sanitária Estadual.

A secretária Waneska Barboza informou sobre a Campanha Nacional de Multivacinação que está acontecendo nas unidades básicas de saúde desde o dia 11 e segue até 22 de setembro. “Amanhã será o dia D, aqui em Aracaju 42 unidades de saúde estarão disponíveis para vacinar as crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade. Até agora foram vacinados 168 crianças menores de um ano e 135 maiores de um ano. Esperamos que os pais levem seus filhos neste sábado das 7h às 13h”, enfatizou Waneska.

A coordenadora do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, Tina Luiza Cabral, lembrou aos gestores dos municípios a importância de atualizar o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). A técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS de Aracaju, Olga Dias, apresentou as propostas do “Programa Requalifica UBS” que vai reformar e ampliar nove unidades básicas de saúde (UBS) da capital.  A assessora da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), Roberta Lisboa, falou sobre a retomada da habilitação das equipes de atenção domiciliar em Aracaju.

Houve ainda outros debates e pactuações como o projeto para a utilização do saldo do Programa Farmácia Popular do Brasil da SMS de São Cristóvão e sobre a confecção dos Planos Municipais de Saúde. “Todos os municípios têm que confeccionar seus respectivos planos com todo o planejamento do que será realizado nos próximos quatro anos e com o respectivo orçamento. A partir de janeiro de 2018, estes planos já devem entrar em vigor”, explicou Elisônia Moura, assessora da SMS de Barra dos Coqueiros e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

Além de Aracaju fazem parte do CIR: Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.