Pais levam filhos para atualizarem cartão de vacinas neste Dia D da Campanha de Multivacinação

Saúde
16/09/2017 12h44

Muitos pais atenderam o chamado das autoridades sanitárias e levaram seus filhos às 42 Unidades de Saúde da Família (USF) disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação que se iniciou, no último dia 11 e se encerra em 22 de setembro. Neste sábado, 16, foi o Dia D da campanha e as unidades da capital estiveram abertas das 7 horas às 13h.

Desde as primeiras horas da manhã que o senhor José Silvano Santos, morador do bairro Farolândia se preparou e levou o filho de 13 anos, Mário José Cardoso, para ser imunizado contra as doenças. O adolescente foi o primeiro a se vacinar na USF Augusto Franco. “É muito importante evitar que os nossos filhos tenham doenças, por isso sempre tive o cuidado de estar com o cartão de vacinação dele em dia”, disse José Silvano. O filho só recebeu a vacina contra o HPV porque as outras estavam realmente em dia. 

Na USF Augusto Franco, a enfermeira Raquel Tavares com a parceria das estudantes do 10º e último período do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) que ajudam na campanha da multivacinação, tiveram a iniciativa de fazer pipoca para oferecer às crianças e adolescentes que se vacinaram. De acordo com a assistente social da Unidade, Rosana Marques de Menezes, a gerência da USF aproveitou o Dia D e está fazendo o recadastramento do Programa Bolsa Família da comunidade. “Aproveitamos e estamos analisando os cartões de vacinação das pessoas cadastradas no Bolsa Família para atualizá-los”, explicou Rosana.

Avaliação do cartão de vacinação

Na USF Joaldo Barbosa, no bairro América, as acadêmicas do último período de Enfermagem também ajudaram a vacinar crianças e adolescentes e a fazer a triagem para saber qual vacina cada um deveria tomar. De acordo com a enfermeira Patrícia Oliveira Santana, as salas de vacinas da Unidade foram organizadas de acordo com a faixa etária para facilitar o atendimento. “Estão disponíveis três salas para vacinas. Uma para crianças até 8 anos com maca para deitar as crianças, caso seja necessário, e duas salas para maiores de 9 anos até menos de 15. Porque os maiores podem tomar a vacina sentados ou em pé”, informou Patrícia. Ela disse que as vacinas foram muito procuradas durante a semana.

A auxiliar de saúde bucal, Sheila dos Santos, levou o filho Wallace William Santos Santana, 11, para ser imunizado. “Eu trouxe Wallace, mas tenho outro menino de 4 e uma menina de 13, como eu trabalho o dia todo e mando outra pessoa trazê-los pra vacinar, trouxe as cadernetas de vacinação para ver se os outros estão em dia”, preocupou-se a mãe. O menino Wallace só tomou a do HPV e os outros estavam com os cartões atualizados.

A mesma preocupação foi da dona de casa Maria Aparecida dos Santos, mãe de três filhos, de 23, 13 e 8 anos. “Sempre fiquei atentas às vacinas dos meus filhos, as do menino de 8 anos está tudo atualizado”. Apenas a da menina Joana D’Arc dos Santos, 13, faltava uma, a do HPV. “Não gosto de tomar injeção, acho que fica doendo, mas fui informada na escola da importância de se prevenir contra o HPV para não ter câncer de útero”, falou Joana.

Muitas unidades de saúde foram movimentadas neste Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, como as USF’s Niceu Dantas, Dona Sinhazinha, Hugo Gurgel, Marx de Carvalho, Ministro Costa Cavalcante, entre outras.