Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o fim da tarde deste sábado

Saúde
23/09/2017 12h30

Acontece neste sábado, 23, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  São 23 postos fixos espalhados pela Zona Sul da capital, em bairros como São Conrado, Aeroporto, Farolândia e Coroa do Meio, onde os cães e gatos podem ser levados para tomar a vacina.  A meta este ano é imunizar aproximadamente 64 mil animais.

A vacinação é destinada a todos os animais a partir dos 4 meses de idade exceto os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).  O médico veterinário e coordenador do CCZ, Cassiano Fernandez, reforça a importância da colaboração dos aracajuanos nessa campanha. "A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a raiva, uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos. É fundamental que todos vacinem seus cães e gatos para que eles criem anticorpos para se defender da doença, essa é uma forma de zelar não só pela saúde do animal, mas também de toda a família". 

Moradora do Santa Tereza, dona Marinalva Correia atendeu ao chamado da SMS. Logo cedo ela esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite levando seus três cães para vacinar: Lunna, Imperador e Pequi. “É uma vacina muito importante e por isso todos os anos eu faço questão de trazer meus animais. Não me importo de perder um tempinho do meu sábado porque entendo que é extremamente necessário imunizar os meus cães”.

O autônomo Ronilson Santana, que mora no São Conrado, compartilha da mesma opinião. Levou seus cães, Zeus e Pequena, para serem imunizados, e foi embora com a sensação de dever cumprido. “Sempre trago meus cachorros para receberem a vacina e esse ano não poderia ser diferente. Assim que soube da campanha fiz minha programação para estar aqui hoje com eles e assim garantir essa prevenção contra a raiva”.

Próximas etapas
 
No dia 30 de setembro a vacinação vai acontecer na 3ª e 4ª regiões de saúde de Aracaju, nos bairros: América, Siqueira Campos, Luzia, Ponto Novo, Grageru e Inácio Barbosa. Já no dia 7 de outubro, a campanha vai abranger da 5ª a 8ª região de saúde nos bairros Suissa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antonio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, entre outros. Vale lembrar que os animais também podem ser imunizados de segunda a sexta no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Capucho, em horário comercial.