Semed realiza avaliação nutricional em alunos do Bairro São Conrado

Educação
13/11/2017 21h00

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Áurea Melo Zamor, localizada no Bairro São Conrado, começa a semana com a realização de várias ações inseridas em projetos que complementam o fator pedagógico aplicado às crianças. Entre as atividades, os alunos participaram, nessa segunda-feira, 13, de Avaliação Nutricional por meio de visita da Coordenadoria de Alimentação Escolar (COAE) da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).

Assim como vem acontecendo em diversas escolas da rede municipal, a avaliação nutricional na Emei Aúrea Melo contou com a aplicação de procedimentos como a coleta de dados, a análise do índice de massa corpórea, o diagnóstico dos parâmetros do crescimento e a antropometria, que é medição de diversas áreas do corpo, a exemplo do peso e da altura. A coordenadora da COAE/Semed, Verônica Maria, explica que o objetivo é identificar, nos alunos das escolas mantidas pela Semed, como está o estado nutricional de cada um.

“Utilizamos na avaliação referências da Organização Mundial da Saúde (OMS) 2016. A intenção é  verificar se o aluno está bem, se há sobrepeso, obesidade ou desnutrição, e fazer o diagnóstico do estado nutricional. Não é só pesagem, ela é só um dos procedimentos. Analisamos o peso em relação à altura, em relação a idade e ao sexo da criança”, destaca a coordenadora da Coae.

Como coordenadora pedagógica da Emei há mais de 20 anos, Sandra Santana afirma que esse trabalho de atenção à nutrição é inovador e grandioso. Para ela, a criança bem nutrida, além de saúde, pode ter um desempenho melhor na aprendizagem.

“Ações como essa da COAE na nossa escola é motivo de muita alegria além de ter uma importância fundamental na assistência às crianças, principalmente quando estão na educação infantil, em fase de crescimento. Além do mais, serve como complemento de um projeto chamado Alimentação Saudável, que aplicamos durante todo o ano na Escola. Nele, as crianças são incentivadas a se alimentarem através da merenda escolar, que é muito saudável. E, se observarmos alguma alteração no peso dos alunos, nos reunimos com os pais e procuramos resolver”, ressalta a coordenadora.