Parecer da Defesa Civil auxiliará investigações sobre acidente da Odonto Fantasy

Defesa Social e Cidadania
17/11/2017 15h52

Na manhã desta sexta-feira, 17, a comissão  composta por técnicos da Defesa Civil de Aracaju, Defesa Civil Estadual e Conselho Regional de Engenharia (CREA/SE) apresentou o laudo técnico referente ao desabamento de parte do camarote da Odonto Fantasy. Na ocasião, o documento foi entregue ao diretor geral do Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública (SSP),  que conduzirá a investigação.

O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, tenente coronel Alexandre Silva, iniciou a explanação enfatizando o caráter técnico contido no parecer, com pontos pertinentes às competências da engenharia. "Cabe apenas à Polícia Civil e ao Poder Judiciário indicar as responsabilidades. Não coube a esta comissão apontar quem falhou ou acertou. Essas questões serão apuradas pela investigação policial", alertou.

O conteúdo reunido pela comissão foi apresentado pelo coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, o capitão Sílvio Prado, que esclareceu ainda sobre as exigências contidas no  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), necessário à liberação do evento. "O TAC prevê a contratação, por parte da empresa particular, de responsáveis técnicos que se responsabilizam pela estrutura montada. Ele emite uma Anotação de Responsabilidade Técnica que abaliza a estrutura e libera a montagem e desmontagem. Toda a documentação foi entregue pela organização do evento", explicou.

O diretor geral do Instituto de Criminalística, Nestor Joaquim Barros, esclarece que esse parecer, entregue no dia de hoje, contribuirá com as investigações, porém o  documento que será apresentado à autoridade policial será o emitido pelo próprio Instituto de Criminalística, que é o órgão responsável pela realização das perícias. "O documento que foi entregue hoje subsidiará nosso laudo, que apontará as causas do desabamento da estrutura do camarote. Exames complementares estão sendo realizados pelo Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Sergipe. A expectativa é de que o laudo seja entregue às autoridades policiais até o final da próxima semana", declarou.

Estiveram presentes, além do coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Sílvio Prado, também o presidente interino do CREA, Tadeu Filho; o diretor geral do Instituto de Criminalística, Nestor Barros; o engenheiro da Defesa Civil Estadual, Roberto Santos; além do diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, o tenente coronel Alexandre Silva.