Secretária busca apoio da Igreja Universal na divulgação do prazo do BPC

Assistência Social e Cidadania
01/12/2017 15h39

Dando continuidade às reuniões com grupos religiosos para ampliar a disseminação do prazo do cadastramento de idosos no Cadastro Único, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, acompanhada do secretário adjunto, Valdiosmar Vieira, esteve na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), localizada na avenida Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro.

As igrejas e os grupos religiosos são espaços onde existe um grande número de pessoas idosas. Sabendo disso, a equipe da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, além de dialogar com os idosos que são usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), abrigos e entidades não governamentais, encontrou nos centros religiosos mais oportunidades para a divulgação das datas limites para a inscrição no Cadastro Único, sob pena de corte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Eliane Aquino acredita que uma administração pública ativa é aquela que mantém diálogos abertos com os mais diversos setores da sociedade. "Nós estamos visitando todos os líderes religiosos que temos acesso para pedirmos o apoio na divulgação sobre o prazo para o cadastramento do Cad. Único. Sabemos que a administração pública não deve trabalhar sozinha e que quando unimos forças podemos chegar muito mais longe. Eu só tenho a agradecer ao Bispo Luis Cláudio por nos receber em seu gabinete com tanto carinho, se disponibilizar a conhecer mais de perto o nosso trabalho e dizer sim ao nosso chamamento".

Para o Bispo Luis Cláudio, responsável estadual pela IURD, o trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju no sentido de buscar as igrejas para um estreitamento de laços com a população é bem visto. "O objetivo da vice-prefeita é excelente. Esse alerta para que o prazo da inscrição não se esgote é muito importante e nós nos unimos a essa causa e ajudaremos com a toda a divulgação possível".

Sobre o BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos e pessoas com deficiência que não têm uma renda fixa e que obedecem as condicionalidades do Cadastro Único, formulário do Governo Federal indispensável para o ingresso e manutenção de qualquer benefício contínuo ou pontual por parte da União.

Há uma grande expectativa que o Ministério do Desenvolvimento Social prorrogue o prazo que está posto, no entanto a data oficial limite para o cadastramento dos idosos continua sendo 28 de dezembro de 2017.