Secretária promove controle social e debate ações com Conselho Local de Saúde da USF Hugo Gurgel

Saúde
04/12/2017 20h06

A secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, reuniu-se com representantes da comunidade e do Conselho Local de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, do bairro Coroa do Meio. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 4, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, para debater questões específicas daquela unidade.

Waneska Barboza recebeu uma lista de reivindicações do Conselho Local e destrinchou uma por uma, explicando o que pode ser atendido em curto prazo e o que vai demorar um pouco mais para ser resolvido. “Eu acredito que podemos mudar o cenário da Saúde em Aracaju, estou aqui porque quero ajudar. É do conhecimento público todas as nossas dificuldades, no entanto, mesmo que não seja na rapidez que queremos, estamos caminhando. Nossa equipe da gestão vem trabalhando duro para colocar as coisas em ordem”, disse a secretária.

Uma das maiores queixas da comunidade é quanto à demora de se fazer exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária explicou que o sistema de marcação de exames foi uma pactuação feita em 2011, através da Pactuação Programada Integrada (PPI), onde o município de Aracaju regulava os serviços para serem realizados os exames não só da capital, mas de todos os 75 municípios sergipanos. “Porém a oferta ficou pequena para Aracaju porque pagamos com base na tabela SUS, mas os hospitais e clinicas não estão querendo aceitar este valor, sem reajuste. Tudo que tem contratado é menor do que a necessidade, então a fila fica muito grande”, enfatizou. 

Ela acrescentou que disponibilizou uma pessoa do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) para fazer a interface com a Atenção Básica de Aracaju. “Vem sendo realizada uma limpeza na fila. Por exemplo, uma pessoa que solicitou um determinado tipo de exame, mas devido a demora não tem mais interesse ou já fez particular, esta pessoa é retirada da fila para dar lugar a outra. Algo muito importante é manter o cadastro atualizado com endereço e número de celular, porque a equipe do Nucaar envia uma mensagem perguntando se ainda há interesse de fazer o exame, se não tiver passamos para a próxima. Isso foi uma medida que tomamos para diminuir o absenteísmo, que é quando a pessoa falta e perde-se esta vaga”, completou a secretária.

Outra queixa da comunidade é a falta de profissionais de Saúde e administrativos. “Nós estamos finalizando o processo seletivo simplificado (PSS) dos profissionais de Saúde e já estamos disparando outro PSS para a área administrativa. Estes dois processos vão recompor as equipes. Peço um pouco mais de paciência, pois pegamos a Saúde com vários problemas e aos poucos estamos resolvendo”, informou Waneska, que também falou da importância de se fazer manifestações através da Ouvidoria, pelo número 156; pelo e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, ou mesmo pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal da Saúde.

Reunião Produtiva

Durante a reunião, foram expostos mais de 20 reivindicações, todos abordados com detalhes pela secretária, que respondeu aos questionamentos e tirou dúvidas de todos que estavam presentes. “Achei muito produtiva esta reunião, tivemos informações que ainda não tínhamos conhecimento. A secretária demonstrou ter boa vontade para resolver não só os problemas específicos desta unidade, mas das demais também. Então vamos aguardar os encaminhamentos e esperamos que ela consiga resolver todos”, opinou a presidente do Conselho Local de Saúde, Lueli Guedes.

A Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, possui cinco equipes de Saúde da família; duas equipes de Saúde bucal e um dentista de apoio; dois pediatras; um médico clínico geral; uma ginecologista de apoio, além do Conselho Local de Saúde.

Também participaram da reunião a secretária adjunta, Ana Débora Santana; a diretora de Atenção à Saúde, Ana Márcia Menezes; a coordenadora de Atenção Primária, Monalisa Fonseca; a apoiadora da 3ª Região de Saúde, Zaíra Monteiro; a gerente da USF, Michelle Belo; o conselheiro local e municipal de Saúde, Edvaldo Santana; e servidores da unidade Hugo Gurgel.