Prefeitura promove atividades de limpeza diárias em praças da capital

Serviços Urbanos
02/05/2023 14h48

Em meio aos ambientes urbanos, as praças configuram-se como importantes espaços de convivência quando a finalidade é desfrutar de um contato livre com a natureza e fortalecer a proximidade entre amigos, familiares e a vizinhança. Para promover e estimular momentos como estes, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), garante a regularidade da limpeza e conservação destas áreas, deixando-as ainda mais preservadas e aptas ao convívio social.   

As operações são programadas de acordo com um monitoramento feito em cada um desses locais, o que inclui a observação de aspectos como a extensão da área; o fluxo de pessoas, uma vez que um número maior de frequentadores aumenta a chance de descarte irregular; bem como os períodos de maior intensidade de chuvas, o que faz com que a vegetação cresça de forma mais rápida. 

No decorrer das ações, atividades como varrição, gadanhamento para recolher o excesso de folhas que caem das árvores, somadas ao trabalho de roçagem mecanizada, contribuem para a preservação desses ambientes e ampliam a sensação de conforto entre aqueles que os têm como espaços de lazer. Durante esta terça-feira, 2, por exemplo, recebem essas intervenções as praças Almirante Tamandaré (São José), Maria Guadalupe (Inácio Barbosa), Prof. Alberto de Carvalho (Grageru), tal como as praças Siqueira de Menezes e da Rua Belém (Santo Antônio).
 
A maior parte das praças da capital dispõe de agentes fixos que asseguram os serviços de manutenção diária. “O quantitativo vai depender, claro, das demandas de cada região. Na praça Olímpio Campos, no Centro, por exemplo, são disponibilizados nove agentes para que seja mantido um ambiente sempre convidativo para quem passa por lá. No caso da capinação com as roçadeiras, o serviço é disposto no cronograma sempre que é identificada a necessidade”, explica o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Souza. 

“As praças aracajuanas estão inseridas no cotidiano das pessoas, sobretudo, por seu valor histórico e importância na socialização entre as comunidades. É por este motivo que há esse trabalho minucioso por parte da gestão municipal, com a devida limpeza em cada canto desses espaços, contemplando de Norte a Sul da capital de forma igualitária”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.