Servidores do Centro Administrativo da Prefeitura realizam exames periódicos

Planejamento e Orçamento
10/05/2023 17h00

Resguardar e prevenir a saúde ocupacional, a partir da realização de exames admissionais e periódicos, visando obter informações e perfis para a realização de projetos e programas voltados ao bem-estar dos servidores municipais. Foi neste sentido que a Prefeitura de Aracaju realizou entre os dias 8 e 10 deste mês a avaliação clínica de profissionais que atuam no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos (sede do Executivo municipal).

“Esta é mais uma etapa de exames que realizamos para a avaliação e garantia da saúde física e mental dos nossos servidores. É um processo periódico cujos resultados nos permitem identificar possíveis problemas de saúde e avaliação de capacidade para continuidade, ou não, da atividade atual. Os setores e servidores contemplados nessa etapa foram aqueles admitidos e demitidos recentemente, bem como os que ainda atuam nesta Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e demais pastas localizadas no Centro Administrativo. O objetivo principal é buscar meios de planejar e executar ações que visem o bem-estar desses trabalhadores”, explica a coordenadora-geral de Gestão de Pessoal (CGGP), Carolyne Stefany Gomes Almeida.

Para a assessora de Gabinete da Seplog, Cibele Vasconcelos de Albuquerque, “a realização de exames periódicos é de grande importância, visto que apresenta a finalidade de proteger a saúde do trabalhador e é um alerta necessário para a correção de pequenos hábitos não saudáveis no cotidiano laboral”, disse, destacando que “os exames periódicos são fundamentais para que a Prefeitura faça as mudanças setoriais necessárias no sentido de manter a boa saúde e priorizar o bem-estar de cada trabalhador”.

Segundo o assistente de marketing da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), José Rafael Silva de Oliveira, que realizou exames admissionais, “essa ação é muito importante, pois é uma garantia de que o profissional recém-chegado à organização está apto para exercer suas funções, o que gera segurança à Prefeitura de Aracaju e ao próprio servidor que está sendo contratado. Também, é uma forma de evitar futuras complicações entre as partes”, disse.

Centro Médico
Os exames periódicos estão sendo realizados pelo Centro Médico do Trabalhador (CMT) e atende aos dispositivos da Norma Regulamentadora Nº07, do Ministério do Trabalho e da Previdência (MTP), que preconiza a preservação da saúde do trabalhador em relação aos riscos ocupacionais, a partir da avaliação de riscos do seu local de lotação.

De acordo com o gestor do CMT, Alexandre Pinto, o foco da ação está no sentido de promover e preservar a saúde individual e coletiva dos servidores da Prefeitura, sobre o preconiza a norma, inclusive, no tocante à obrigatoriedade e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Ele falou que não se trata apenas de um projeto para detectar doenças, mas para prevenir acidentes e enfermidades.

“O compromisso da gestão municipal de Aracaju perpassa por vários setores, dentre eles o cuidado e o bem-estar dos servidores que atuam na Prefeitura, onde a busca da melhoria e manutenção da saúde dos mesmos é de suma importância. A partir disso, se faz importante a realização da avaliação clínica, que é essencial para a manutenção da boa saúde física e mental, principalmente, na orientação sobre possíveis fatores de risco no ambiente de trabalho”, pontuou Alexandre Pinto, que também é médico do trabalho e perito.