Café com Teatro realizou último encontro do semestre na Escola Valdice Teles

Cultura
26/05/2023 21h00

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), realizou nesta sexta-feira, 26, o último encontro deste semestre do projeto Café com Teatro, que tem como objetivo promover discussões voltadas à cena teatral e linguagens artísticas.

O encontro contou com a apresentação de dois alunos do curso técnico de teatro da escola, André Luis e Christy Monteiro, que apresentaram os monólogos de dois grandes personagens da dramaturgia, Hamlet e Medéia. Além de um diálogo quanto ao desenvolvimento dos personagens e o processo de formação do ator e da atriz.

Houve ainda um momento especial com o poeta e cordelista Jacir Farias, que fez uma breve apresentação de dois textos de seu repertório. E para o encerramento, a oficineira e cantora Tânia Maria fez a apresentação de um repertório com as músicas Sangrando, de Gonzaguinha; Manhãs de Setembro, de Vanuza; e Um chopp pra distrair, do cantor Paulo Diniz – os momentos musicais se tornaram marca registrada do projeto.

Nos meses de junho e julho, o projeto entra em recesso e retorna no mês de agosto com uma programação especial em comemoração ao aniversário de 18 anos da escola, que contará com uma série de palestras, todas voltadas a temas teatrais.

Como uma palestra em homenagem ao ator e dramaturgo sergipano Ivilmar Gonçalves, haverá também uma palestra com o cordelista Jacir Farias para falar sobre o cordel e o teatro de rua. Além de um encontro em homenagem à atriz sergipana que dá nome a escola, Valdice Telles.

O oficineiro e idealizador do projeto Raimundo Venâncio destacou a variedade de atrações da iniciativa, o que mobilizou um público diverso nos encontros, todos com temas importantes voltados à cena teatral.

“Como todo projeto novo a gente fica sempre na expectativa que aconteça, o Café com Teatro extrapolou as nossas expectativas e um dos pontos que eu acho que foi fundamental é a variedade da programação. As palestras foram bem diversificadas, nós tratamos de maquiagem, a história do grupo teatro Mambembe, tratamos de teatro popular educativo, sobre teatro e a ditadura militar. Além disso, a gente tinha os filmes, que foram muito variados, com temas teatrais e as cenas curtas, que encerramos com uma essa sexta”, explica Raimundo.