Prefeitura prepara beneficiários do AME para o mercado de trabalho

Assistência Social e Cidadania
12/06/2023 17h44

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 12, as oficinas de preparação para o mercado de trabalho nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju. As oficinas são frutos de uma parceria entre a Secretaria da Assistência Social e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e são ofertadas prioritariamente para os beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME) e usuários dos Cras, com o objetivo de ampliar as oportunidades e de promover a superação da situação de vulnerabilidade social.

Inicialmente, a Fundat abriu três turmas, todas voltadas para a preparação para o mercado de trabalho. A primeira oficina foi realizada na tarde desta segunda-feira no Cras João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, e contou com a participação de 30 pessoas, entre beneficiários do AME, adolescentes e usuários do Cras. Durante as oficinas, foram passadas orientações para cadastro de currículos e informações sobre cursos profissionalizantes ofertados pela Fundat.

Para a coordenadora do Cras João de Oliveira Sobral, Vivian Almeida, a oficina promovida pela Fundat irá melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, possibilitando a ampliação de oportunidades.

"Nós demandamos um público bastante vulnerável que necessita do encaminhamento para outras políticas públicas e uma das maiores demandas que temos é referente a cursos profissionalizantes. A oficina realizada nesta segunda-feira é mais uma porta que se abre para jovens, adultos e idosos conseguirem uma colocação no mercado de trabalho, é um complemento excelente para as políticas socioassistenciais, como é o AME, que já dá uma ajuda gigante para essas pessoas", afirma Vivian.

A diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Rezende, explica que a oficina tem o objetivo de qualificar e levar o conhecimento para as pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

“Estamos muito felizes em ver a sala cheia de pessoas que estão em busca de qualificação e melhorias de vida. O intuito da Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, é justamente preparar essas pessoas para o mercado de trabalho, a fim de que elas possam deixar de receber o benefício e possam melhorar de vida através do seu trabalho”, destacou a diretora de formação.
 
"Eu consegui o benefício do AME e, se não fosse esse auxílio, as coisas estariam muito difíceis pra mim, é uma ajuda muito importante. Estou muito grata em estar participando desta oficina, porque o AME e a orientação que estou recebendo, me enchem de disposição para ir em busca de uma vaga de emprego. Fui dona de casa durante toda a minha vida e nunca trabalhei. Essa oficina se torna uma oportunidade muito boa de conseguir algo no mercado de trabalho", disse cheia de disposição e com um sorriso sob a máscara a dona de casa Vaneide Santos Gomes.

Para a dona de casa Elisângela da Conceição, as oportunidades promovidas pelo AME  e pela oficina da Fundat irão melhorar as condições de vida dos beneficiários. "O AME ajuda bastante com o valor de R$ 300 e essa oficina vai ajudar ainda mais para que eu melhore de vida. Estou gostando da oficina, estou aprendendo como montar um currículo e diversas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego. Só tenho que agradecer por todas essas oportunidades que o AME me trouxe", finalizou.

As oficinas serão realizadas em todos os Cras da capital. Em continuidade a essa primeira etapa, na próxima quarta-feira, dia 14, a oficina será realizada no Cras Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova, e na quinta, dia 15, no Cras Carlos Fernandes de Melo, bairro Lamarão.