Prefeitura abre inscrições para reuniões técnicas da Lei Paulo Gustavo

Cultura
16/06/2023 11h10

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará, entre os dias 3 e 10 de julho, reuniões técnicas, divididas em linguagens artísticas, a fim de subsidiar a construção dos instrumentos de seleção previstos no Plano de Trabalho para aplicação dos recursos para a Lei Complementar Paulo Gustavo (LPG).

Podem participar das reuniões técnicas - que serão realizadas no Centro Cultural de Aracaju (CCA), na praça General Valadão -, a comunidade em geral, mediante a fala de entidades representativas das linguagens artísticas interessadas.

As entidades deverão se inscrever previamente através do e-mail: funcaju.cultura@aracaju.se.gov.br, com justificativa da pertinência temática com a linguagem artística escolhida e do caráter representativo da categoria profissional. As inscrições poderão ser feitas até 72 horas antes de cada evento.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, as reuniões técnicas são mais uma etapa para a aplicação da LPG no município. “Fizemos uma primeira fase, que foi a consulta pública, e agora vamos para a discussão coletiva propriamente dita, com as cadeias da cultura. Vamos ouvi-los, como fizemos na execução da Lei Aldir Blanc, para formular um plano de trabalho que contemple ao mesmo tempo os anseios de cada segmento e de uma política cultural para a sociedade aracajuana. Como ambos os lados, classe artística e a entidade executora, têm os mesmos princípios cidadãos, de valorização da arte e dos seus realizadores, acredito que construiremos juntos os consensos necessários”.

Os segmentos artísticos contemplados nas reuniões técnicas, baseados na LPG, são: artes cênicas, artes visuais e cultura urbana, audiovisual, literatura, música, e quadrilhas juninas e cultura popular e tradicional. Os encontros terão duração de duas horas, com cada entidade representativa tendo 15 minutos para expor suas considerações.

As reuniões técnicas são instrumentos legais de complemento à consulta pública previamente realizada em formato de questionário, entre os dias 24 e 28 de abril de 2023. Elas serão gravadas e uma ata será confeccionada para documentação das contribuições sociais apresentadas.

Confira abaixo o calendário das reuniões técnicas

Segmento: Artes Cênicas
Data: 03/07/2023 - segunda-feira
Horário: 10h às 12h

Segmento: Artes Visuais e Cultura Urbana
Data: 04/07/2023 - terça-feira
Horário:10h às 12h
Segmento: Audiovisual

Data: 05/07/2023 - quarta-feira
Horário: 10h às 12h
Segmento: Literatura

Data: 06/07/2023 - quinta-feira
Horário: 10h às 12h
Segmento: Música

Data: 07/07/2023 - sexta-feira
Horário: 10h às 12h

Segmento: Quadrilhas Juninas e Cultura Popular e Tradicional
Data: 10/07/2023 - segunda-feira
Horário: 10h às 12h