Planejamento operacional da Prefeitura garante limpeza e organização no Arraiá do Povo

Serviços Urbanos
16/06/2023 13h32

Pouco mais de duas semanas desde que tiveram início as atrações juninas no Arraiá do Povo, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segue colocando em prática uma série de atividades operacionais que visam ampliar o bem-estar do público que marca presença na festa, montada na praça de eventos da Orla da Atalaia. 

À empresa municipal, coube a execução de trabalhos relacionados à limpeza e organização do comércio fixo e ambulante no entorno do local. Com este propósito, cerca de 100 profissionais estão, diariamente, envolvidos em atividades de fiscalização e recolhimento de resíduos, em esquemas montados para o antes, durante e após as apresentações artísticas e musicais. 

Agrupados em equipes e direcionados ao espaço e áreas adjacentes, garis e margaridas iniciam os procedimentos por volta das 6h, assegurando uma completa limpeza ainda nas primeiras horas da manhã, o que é alcançado, também, através dos repasses efetuados ao longo da noite e madrugada. Do início da festa até esta quinta-feira (15), a Emsurb registrou um total de 59,6 toneladas de rejeitos coletados, representando uma média de, aproximadamente, 4 toneladas por noite. 

A disposição de equipamentos voltados ao descarte de lixo, inclusive de recicláveis, também é um fator que colabora para que essa máxima limpeza seja assegurada. Em todo o espaço do Arraiá do Povo,  a Emsurb montou ilhas com contendores para o depósito de resíduos comuns, além de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), aptos ao recebimento de materiais como metal, papel e plástico. 

Para uma higienização mais completa, a Emsurb tem fornecido caminhões-pipa que fazem a lavagem dos espaços, como também dos banheiros químicos. Além disso, o cronograma conta com um reforço de mais 11 agentes, atuando aos fins de semana, o que serve para dar celeridade durante o período de maior circulação de pessoas. 

“Temos conseguido deixar toda esta área da Orla da Atalaia livre de qualquer resíduo e pronta para receber os turistas e demais visitantes que passeiam pelo calçadão ou mesmo aqueles que seguem para as praias”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

Da mesma forma que a limpeza, os trabalhos voltados à fiscalização também contribuem para manter o ordenamento dos espaços públicos no Arraiá do Povo. De forma efetiva, os fiscais da Emsurb permanecem acompanhando e orientando os 58 vendedores cadastrados junto à empresa municipal, para atividades comerciais na área externa do evento, tal como os permissionários instalados nas proximidades. 

“Qualquer situação que comprometa o funcionamento dessas áreas ou descumpra as normas previstas em edital, estão recebendo uma ação rápida por parte da Emsurb, objetivando não haver prejuízos aos frequentadores”, explica o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.