Forró Caju 2023: Prefeitura recolhe 7,5 toneladas de resíduos após última noite do evento

Serviços Urbanos
30/06/2023 11h44

A última noite de apresentações musicais do Forró Caju 2023, na quinta-feira, 29, dia de São Pedro, registrou um total de 7,5 toneladas de resíduos sólidos, prontamente recolhidas pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em uma grande força-tarefa montada na praça de eventos Hilton Lopes, ainda nas primeiras horas desta sexta-feira, 30. Após sete dias de evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, o volume de lixo coletado chegou à marca de 40,7 toneladas de materiais. 

As atividades mobilizaram mais de 100 profissionais de limpeza, que contaram com veículos compactadores e caixas estacionárias para dinamizar e oferecer mais celeridade aos procedimentos, estendidos também às áreas perimetrais. O maior volume de lixo, conforme a Diretoria Operacional (Dirop) da Emsurb, foi registrado na quinta noite do Forró Caju, quando houve recorde de público, com a marca de 8,2 toneladas.

Paralelo à limpeza das ruas, a higienização do piso e dos banheiros químicos, instalados nos arredores e na praça dos mercados centrais, complementou a programação. Para isso, foram utilizados cinco caminhões-pipa, com capacidade entre 8 m³ e 15 m³ de água, durante o período pós-shows. 

Na avaliação do presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, a edição 2023 do Forró Caju chegou ao fim reforçando não apenas sua importância para o desenvolvimento econômico da capital, mas também com êxito nos serviços prestados pela Emsurb, a partir de um minucioso planejamento elaborado com antecipação. 

“Chegamos ao final do Forró Caju 2023 com um sentimento de gratidão e de dever cumprido, tanto na entrega da organização dos ambulantes, como também no processo de limpeza da festa. Os comerciantes saíram satisfeitos com mais essa oportunidade de ganho extra e que faz toda a diferença no orçamento familiar. Da mesma forma, conseguimos manter os ambientes limpos e prontos para a garantia do bem-estar de quem brincou durante os shows ou mesmo aqueles que apenas trafegam pelo espaço. Portanto, é um sentimento de felicidade saber que esta foi mais uma edição de sucesso e, assim, aguardamos ansiosos pelo próximo ano”, comenta o gestor. 

Trabalho com orgulho 
Os garis e margaridas que garantiram a limpeza das áreas interna e externa do Forró Caju 2023 também não escondem o sentimento de orgulho e satisfação em contribuir para o acerto em mais uma edição do evento. 

Fábio Brito Santana é agente há seis anos e metade desse tempo ele dedicou também à limpeza durante as manhãs posteriores às atrações do Forró Caju. “É sempre bom trabalhar em prol da limpeza, especialmente em eventos assim, que são bastante aguardados e que dão uma oportunidade de renda para a população. Ainda dá pra encontrar algumas pessoas por aqui, quando a gente chega, e ouvi sempre todo mundo feliz e contente com a festa”, compartilha ele que atuou nos sete dias de evento. 

“Todo ano que tem, a gente está aqui, pra deixar tudo sempre bem limpinho e organizado. Quando ainda rola a festa, mantemos tudo pronto para receber o pessoal e também pra quem passa por aqui, como é o caso de hoje, com o fim da festa”, relata a margarida Cristina Sacramento dos Santos, que atua na profissão há pouco mais de 6 anos.