Prefeitura promove formação para professores que atuarão no reforço pedagógico

Educação
14/07/2023 12h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu, na manhã desta sexta-feira, 14, curso formativo para os professores que irão atuar no reforço pedagógico da rede. A formação foi realizada no Prime Hotel e ministrada por formadores da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) e a Coordenadoria de Educação Especial (Coesp).

O reforço pedagógico da rede municipal de ensino de Aracaju ocorrerá de 17 a 28 de julho, em 26 escolas polos para cerca de dois mil alunos, do 2º ao 5º ano. Transporte escolar e lanche serão ofertados pela Semed. O objetivo é auxiliar aqueles estudantes que foram identificados com mais dificuldades na leitura e escrita durante as Provas de Fluência Leitora e as Avaliações Diagnósticas.

Os professores que atuarão no reforço e que participaram do curso são os que não estão de férias letivas neste período, além dos tutores e mediadores pedagógicos da rede. Durante a programação do curso foi apresentado aos presentes o caderno Relembrando, do Educaju, material que será trabalhado nas aulas. Além disso, também houve dinâmica com formação de grupos para discussão e compartilhamento de atividades que podem ser desenvolvidas com os estudantes.

A assessora técnica da Coef, Jamilly Menezes, explica que a proposta da dinâmica entre os professores é fazer com que eles mesmos pensem ou criem atividades extras, lúdicas e atrativas para serem trabalhadas com os alunos durante o reforço.

"No período do reforço não, os professores não ministrarão aula como no dia a dia escolar. O foco é desenvolver as habilidades de leitura dos alunos. Por isso, esta ação é uma proposta diferenciada. Eles participaram de dinâmicas pensando em atividades criativas e assertivas, depois compartilharam com os outros grupos. Cada um sai daqui com novas possibilidades para trabalhar métodos em conjunto com o caderno Relembrando", detalha Jamilly.

Professora do 6º e 7º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia, Jacqueline Andréa Furtado se emociona ao falar da importância dos resultados das ações pedagógicas que vêm sendo executadas nas unidades de ensino da rede. O reforço escolar, por exemplo, foi apresentado como relato de experiência para seu doutorado na Universidade Fernando Pessoa (UFP) e é tema do terceiro livro que está escrevendo.

"As ações da Semed junto à escola, para fortalecer a alfabetização, estão dando muito certo. Esse ano a gente percebe que há um investimento ainda maior e fico muito feliz com isso. No caderno Relembrando, por exemplo, dificilmente há uma atividade que não engaje o aluno, e o reforço escolar não é uma escolarização fechada, tem sido uma forma de educação de um estudante em condição específica de aprendizagem, mas que ele levará os aprendizados para toda a vida. Também temos uma equipe bastante engajada na Anísio, é um trabalho que nos orgulha bastante", explana Jacqueline.

Já o professor Tairone Acácio Couto, que leciona o 4º e 5º anos na Emef Professora Núbia Marques, do bairro Coroa do Meio, ressalta sua expectativa para atuar no reforço pedagógico da Semed pela primeira vez. Segundo ele, sua principal atenção é utilizar metodologias de ensino atrativas para, não somente potencializar as habilidades dos alunos, mas também fortalecer a autoestima.

"Esta formação de hoje foi muito importante para descortinarmos e expandirmos nossas ideias enquanto professores. Espero desenvolver algo que venha a dar mais esperança à realidade de cada aluno e auxiliar na autoestima. A gente vê que quando uma criança vê outra lendo e ela não consegue, sente-se constrangida ou inferior. O reforço traz esse papel, também, de resgatar o sentimento de que é possível . Para isso, tento trabalhar atividades em sala de aula que sejam atrativas e interessantes, sempre relacionando-as a aspectos da realidades deles", relata o professor Tairone.