Prefeitura promove ação sobre cuidados no trânsito para jovens do Coqueiral e Porto Dantas

Assistência Social e Cidadania
19/07/2023 16h52

Com o objetivo de formar jovens e adolescentes conscientes sobre regras e maneiras de trânsito, a Prefeitura de Aracaju realizou uma palestra lúdica, nesta quarta-feira, 19, para jovens que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Maria José Menezes e Porto Dantas, unidades gerenciadas pela Secretaria da Assistência Social. Ação contou com a equipe do grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Durante a apresentação do grupo teatral, com músicas e perguntas sobre como as pessoas devem agir no trânsito, sejam pedestres, motoristas, ciclistas ou motociclistas, 25 crianças e adolescentes assistidos pelos Cras Maria José de Menezes e Porto Dantas tiraram dúvidas e além de aprenderem, terão a oportunidade de transmitir conhecimentos para outras pessoas da família e da comunidade onde moram.

Para a coordenadora do Cras Maria José Menezes, Jane Cláudia Prejuízo, foi identificada a necessidade de realizar uma atividade voltada para conscientização no trânsito, devido ao que os profissionais observaram nas ruas e avenidas do entorno do equipamento.

"Percebemos todas as vezes que passamos pelas ruas e avenidas próximas ao Cras a dificuldade que crianças e adolescentes têm de atravessar a avenida, que é de grande fluxo e que muitos carros não param. Vimos crianças andando de bicicleta e correndo risco de sofrer algum acidente, então resolvemos convidar o pessoal do grupo Cones de Teatro, que trabalham de maneira lúdica e criativa a conscientização das boas maneiras no trânsito, para realizar uma apresentação para as crianças e adolescentes assistidos aqui no Cras", afirma.

Integrante do Cones de Teatro, Franklin Ferreira explica que o grupo existe há mais de dez anos e que apresentações lúdicas é a melhor maneira para crianças e adolescentes compreenderem determinados temas.

"A ideia é que essas crianças tenham essa experiência com a gente para levar essas informações sobre trânsito adiante e ser multiplicadores de conhecimento. Por exemplo, para os pais que não foram educados para ter esse cuidado, é necessário que essa criança, que vai ser no futuro um adulto consciente, já leve essa conscientização para casa e para o meio em que ele convive", ressalta Franklin.

"Eu achei muito legal, porque é a primeira apresentação que assisti e aprendi muitas coisas sobre as regras de trânsito, como prestar atenção na hora de atravessar as ruas, andar de bicicleta pelos locais corretos para não invadir o espaço dos outros e não causar acidentes, fazer o "sinal de legal", que na verdade é o sinal da vida, quando for atravessar a rua na faixa de pedestre e o jeito que eles fizeram a apresentação fica mais fácil de entender tudo para quando estiver na rua", disse a estudante Evelyn Vitória Guimarães, 11, que objetiva estudar Direito para saber mais sobre as leis.
 
Para o estudante Bruno Fernando Santos da Silva, 16, a apresentação é importante para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a empatia. "Não é só a gente que está andando pelas ruas, é carro, bicicleta, pedestres, moto, ônibus, e se cada um tiver o respeito pelo próximo e respeitar as regras de trânsito, todos conseguem circular sem acidentes, atravessar a rua sem o perigo de ser atropelado e a conscientização de todos faz com que cada vez menos aconteçam acidentes", finaliza.