Defesa Civil de Aracaju apresentará experiência de formação de Nupdecs em evento nacional

Defesa Civil
25/07/2023 18h51

A Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participará, na próxima quinta-feira, 27, de um bate-papo promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), juntamente com representantes de outros municípios brasileiros que se tornaram referência no Banco de Boas Práticas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A programação será realizada através do canal do YouTube do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com objetivo de apresentar experiências inspiradoras para os demais municípios e estados brasileiros. Além de Aracaju, estarão representadas as Defesas Civis de Santa Catarina e Recife.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, apresentará a experiência de Aracaju com a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). "Vamos apresentar as estratégias de formação utilizadas, mas, principalmente, como atuamos para manter os grupos engajados e em constante diálogo com a gestão municipal, para fortalecer o trabalho de redução de risco nas comunidades. Essa dinâmica e os resultados alcançados serão apresentados durante o bate-papo", indicou o secretário.

A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Sedec, Karine Lopes, indica que foram convidadas, para participar da programação, pessoas e organizações com experiências inspiradoras para dialogar sobre o Banco de Boas Práticas. "O Banco tem dois objetivos principais: reconhecer experiências de sucesso, como a dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, e inspirar os gestores locais a adotarem essas práticas e mudarem as cidades brasileiras", ressaltou.

No que se refere ao trabalho que será exposto pelo secretário da Defesa Social de Aracaju, os aspectos que melhoram o elo entre as comunidades que residem em áreas de risco e a Prefeitura para obtenção de resultados mais consistentes. "São essas práticas que pretendemos compartilhar com os municípios do Brasil", frisou.

Programação

A transmissão ocorrerá no canal do MIDR no YouTube, na quinta-feira, 27, às 14h30. A página pode ser acessada através do link : https://www.youtube.com/live/3_OgfHPY1aw?feature=share .

Além da participação do secretário Silvio Prado, de Aracaju, também participarão a Diretora de Articulação e Gestão da Sedec, Karine Lopes; a Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil de Santa Catarina, Regina Pancari; e o Secretário Executivo de Defesa Civil de Recife, Cel BM Cassio Queiroz. 

Edital de Boas Práticas

O edital 2023 do Banco de Boas Práticas está com inscrições abertas para que as Defesas Civis dos estados e municípios possam apresentar seus resultados, de maneira que sirvam como inspiração para todo o Brasil.

Este ano, o edital conta com cinco eixos temáticos: ações de enfrentamento à seca e estiagem; estoques estratégicos de proteção e defesa civil; estruturação de órgão de Proteção e Defesa Civil; iniciativas para a comunidade e Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

"Reconhecemos experiências com resultados consistentes, inovadores, de baixo custo e adaptáveis a outras realidades", pontuou Karine Lopes.

As inscrições podem ser enviadas até o dia 18 de agosto. Todos os detalhes estão disponíveis na Portaria nº 1.745 e Edital nº1/2023, disponíveis no site acesse o site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O formulário e a declaração devem ser remetidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).