Regularidade dos serviços de limpeza contribui para enfrentamento ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
27/07/2023 15h15

Potes, vasilhames, tampas, copos descartáveis, pneus, garrafas de plástico ou de vidro. Ainda que no dia a dia estes itens não apresentem nada em comum, no momento em que são descartados de maneira inapropriada nos ambientes públicos, todos eles passam a gerar diversos transtornos à comunidade, dentre os quais está o risco de proliferação do Aedes aegypti. Em razão desta realidade, e somando positivamente aos trabalhos conduzidos em residências e estabelecimentos comerciais, a Prefeitura de Aracaju amplia o combate ao vetor a partir de ações efetivas de limpeza e recolhimento de resíduos, direcionadas a locais como vias, praças e terrenos baldios com grande acúmulo de sujeira. 

Os serviços são periódicos e ocorrem, regularmente, em todas as regiões da capital. Na lista, a mobilização que envolve a coleta de pneus velhos representa um dos pontos fortes dessa atuação, uma vez que o material é um dos mais propícios à disseminação do mosquito, além do grave risco ambiental atrelado ao seu longo tempo de decomposição na natureza. Só nos últimos três meses, cerca de 24 mil pneus foram recolhidos pela Prefeitura, o que equivale a uma média de dois mil itens por semana, tanto de empresas cadastradas junto ao município, quanto dos que são oriundos da prática de descarte irregular. 

“Isto não apenas previne o aumento do índice de infestação do Aedes, como também oferece um destino ambientalmente adequado, por meio das cooperativas de reciclagem parceiras da gestão. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta disponibilizada aos que lidam diretamente com este tipo de material, como é o caso dos proprietários de oficinas e borracharias, que podem nos procurar para, com base em uma análise prévia, serem incluídos nesta programação”, esclarece o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes. 

Noutro ponto crucial desse planejamento de intensificação contra o mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya, estão também os mutirões de limpeza urbana promovidos, diariamente, pela Emsurb e que contam com agentes atentos e instruídos ao recolhimento de qualquer material que possa servir de abrigo ao inseto.
 
Reunindo múltiplas atividades, incluindo varrição e capinação, em cada localidade essas forças-tarefas são efetuadas num intervalo que varia entre dois e três meses, levando em consideração também os dados obtidos pelo Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e podendo ser antecipadas em casos de alta demanda. 

Já aos sábados, Emsurb e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) unem esforços em mutirões levados a regiões específicas, onde os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da empresa municipal passam a ser executados de forma ainda mais pontual e inteiramente direcionados à problemática que envolve o Aedes aegypti.
 
"Nos mutirões, a atuação é para eliminar focos do mosquito. A princípio, os serviços são prestados nas ruas e avenidas, mas, por indicação dos agentes de endemias, os garis podem efetuar uma higienização mais completa no interior de alguma residência que apresente uma situação mais crítica ou mesmo em terrenos baldios, onde costuma haver bastante resíduo descartado, alguns até contendo água parada”, relata o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia. 

Para complementar as ações e tornar mais forte o empenho da gestão municipal contra a propagação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju segue investindo também em serviços de coleta a domicílio, a exemplo do Cata Treco e do programa de Coleta Seletiva, ambos contando com uma programação diária e que funcionam como uma opção de descarte seguro para objetos que podem acumular água, caso sejam despejados inapropriadamente nas ruas. 

Próximo mutirão de combate à dengue
No próximo sábado, 29, agentes de limpeza e de endemias unem forças no mutirão que acontecerá no bairro Porto Dantas, a partir das 8h, com concentração na Unidade Básica de Saúde José Augusto Barreto. Durante a ação, as equipes da Emsurb atuarão por meio dos serviços de varrição, coleta de resíduos, além da capinação manual e mecanizada.