Centro de Especialidades Odontológicas zera fila de espera para pacientes com deficiência

Saúde
28/07/2023 15h30

Crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência ou que possuem limitações tem acesso à saúde bucal especializada garantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas de Aracaju, localizado no bairro Farolândia, zerou a fila de espera para este público, e atende diariamente pacientes com deficiências encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O coordenador do CEO, Reginaldo Batista, explica como funciona o atendimento. “No Centro de Especialidades Odontológicas oferecemos atendimento especializado a pessoas com deficiência, seja física, motora, médica ou emocional, quando eles não podem ser submetidos a um atendimento odontológico convencional na Unidade Básica de Saúde”, detalha.

Para ser inserido no CEO, primeiro é necessário passar pelo atendimento na UBS referenciada do usuário, onde este será avaliado pelo cirurgião dentista e encaminhado conforme a necessidade. No Centro de Especialidades Odontológicas, duas especialistas realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de modo a atender a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde. Em casos mais complexos, quando a sedação ou anestesia geral são indispensáveis, a equipe do CEO encaminha o paciente para atendimento no Hospital Universitário.

A dentista Cyntia Paula relata quais são as algumas das condições de saúde dos pacientes e alguns dos procedimentos realizados. “O atendimento odontológico realizado no CEO é destinado a pessoas com transtornos do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência física, paralisia cerebral, síndromes genéticas, doenças sistêmicas graves e pacientes acamados. Realizamos procedimentos básicos como restauração, limpeza, profilaxia, aplicação de flúor e endodontia, por exemplo”, disse. Em 2022, o CEO atendeu 156 pessoas nessas condições, e até junho deste ano, 86 usuários passaram pela especialidade.

Elenilza da Silva Santos é mãe de Levi Felipe (8 anos), diagnosticado com autismo e TDAH. Ela chegou ao Centro de Especialidades Odontológicas há cinco anos e até hoje mantém atualizado o tratamento do filho. “Levi apresentou alguns problemas na boca e eu procurei a UBS; lá me orientaram que tinha um atendimento especializado para crianças com autismo e outros tipos de deficiências. Já faz mais ou menos cinco anos que iniciamos o tratamento de Levi e hoje ele está com os dentes bem cuidados”, conta.

Outra mãe que frequenta periodicamente o CEO para os cuidados com a saúde bucal do filho Breno Ramos, é Maria Renildes Ramos Beijamim. O filho sofreu um acidente de carro, que resultou em uma lesão encefálica, levando-o à condição de acamado. Para ela, além do atendimento profissional, a atenção e cuidado dos profissionais são marcantes.

“Nós viemos para o CEO depois que Dr. Sérgio, da UBS Celso Daniel, foi à minha casa fazer a avaliação no meu filho Breno. Ele é acamado e não tem condições de se locomover para a UBS, todo movimento dele quem faz sou eu. Chegando aqui [no CEO], fomos muito bem acolhidos durante o tratamento que ele faz com a Drª Cyntia, periodicamente. Quando saímos já temos um novo agendamento com dia e horário para a gente retornar. A médica é muito atenciosa e cuidadosa com os pacientes e eu não tenho nada a reclamar, aqui tudo é muito satisfatório”, concluiu.