Equipe da Prefeitura apresentará trabalho social da Perimetral Oeste em evento no Uruguai

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2023 15h22

O trabalho social realizado pela Prefeitura de Aracaju junto às famílias do entorno das obras de construção avenida Perimetral Oeste que precisaram ser reassentadas para a execução do projeto, o chamado “deslocamento econômico”, será apresentado no evento “Aspectos socioambientales en Programas de Mejoramiento de Barrios Taller de trabajo para países del Cono Sur", que acontecerá em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 1º e 2 de agosto, com a participação de países do Sul da América do Sul.

Na capital do Uruguai, a coordenadora da área social da Perimetral Oeste, Rosária Rabelo, e outros membros da equipe técnica da área social do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju, farão uma apresentação do Plano Executivo de Reassentamento Involuntário da etapa 4 das obras, conhecerão projetos realizados em cidades de outros países que também são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e realizarão uma visita de campo. De acordo com Rosária, o convite "é o reconhecimento do trabalho de uma gestão que, desde o início, vem trabalhando de forma planejada e articulada”.

“É importante esse momento de troca, de estarmos levando toda uma experiência que vem sendo realizada aqui na cidade, que tem levado em consideração o diálogo constante e permanente com as famílias e a intersetorialidade, que vem sendo um marco nessa experiência. Para essa intervenção junto ao comércio e ao deslocamento econômico, construímos toda uma metodologia de compensação para que essas famílias não tivessem nenhum tipo de perda. Para nós, é uma satisfação muito grande ter a oportunidade de estar levando toda essa experiência para que possamos fazer esse intercâmbio, essa troca de experiência com outros países da América do Sul”, avalia ela.

A técnica de Referência do Trabalho Social da Perimetral Oeste, Alexandra Freire, que também participará do evento, reforça a importância do trabalho social que tem sido realizado junto às obras e reitera como este compromisso cumpre com os requisitos estabelecidos pelo BID, ocasionando no convite para a apresentação desse trabalho para outras cidades.

“Estamos muito orgulhosas em compartilhar a experiência que estamos vivenciando na execução do Trabalho Social da Avenida Perimetral. A forma como o município vem trabalhando com as famílias que precisaram ser reassentadas em virtude das obras e as compensações previstas para os estabelecimentos comerciais por onde a nova avenida passará é uma experiência que o BID gostaria que fosse replicado por outros executores”, conta.

Além de apresentar as experiências com a Perimetral Oeste, a ocasião será ainda uma oportunidade para a troca de experiências entre Aracaju e demais cidades de outros países da América do Sul que executam obras financiadas pelo BID, uma troca de conhecimentos que contribui de forma direta para que a execução das obras ocorra de forma menos impactante para a população, como explica a coordenadora da Unidade de Coordenação do Programa de Requalificação Urbana (UCP), Michele Lemos.

“Uma das grandes positividades que a gente pode citar desses empréstimos de bancos multilaterais e internacionais é essa possibilidade de poder trazer vivências de outros locais para a nossa realidade e vice-versa. A gente consegue contribuir com o que praticamos no nosso país, em outro local. Esse intercâmbio é muito satisfatório, pois a gente busca conhecimento e traz ele para a nossa realidade, com isso conseguimos fazer um misto de situações que a gente consegue aplicar aqui, como também eles podem aplicar lá aquilo que estamos compartilhando. Tudo isso acaba sendo vantagem para todo mundo, inclusive para a população que será beneficiada com a nova avenida”, afirma.