Prefeitura promove formação para profissionais da educação especial

Educação
01/08/2023 15h00

Visando promover um serviço educacional cada vez mais qualificado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou, na manhã desta terça-feira, 1º, a Formação de Cuidadores e Mediadores da Educação Especial. A capacitação está sendo realizada no Auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, e outros encontros ocorrerão durante as manhãs e tardes dos dias 3 e 4 de agosto.


O curso formativo é promovido pela Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação de Aracaju (Ceafe) e pelo Departamento de Gestão de Pessoal (DGP). O intuito é alinhar os principais procedimentos em cuidados e mediação pedagógica junto aos profissionais que acompanham os estudantes com deficiência, mitigando incompreensões e dúvidas quanto à prática durante a rotina escolar.

Cerca de 250 cuidadores e 80 mediadores estão participando da formação. Estão sendo abordados temas como o que é educação especial e inclusiva, as principais legislações e procedimentos que devem ser observados, primeiros socorros, higiene e outros cuidados, a exemplo de como alimentar da melhor forma, o auxílio à locomoção e, no caso específico dos mediadores pedagógicos, quais são as melhores técnicas práticas para o impulsionar do aprendizado

"Educar é preparar para o futuro, e a gente sempre trabalha para que este seja o melhor possível, com mais esperança, cuidado e atenção com as pessoas. Quando formamos esses profissionais de apoio à educação especial, é justamente na perspectiva do atendimento a crianças, adolescentes e até mesmo adultos, estudantes nossos, que têm uma condição de vulnerabilidade em face da sua deficiência ou transtorno. Por isso se faz de extrema importância qualificar estes profissionais e fazê-los perceber a interação entre teoria e prática", ressalta a coordenadora de Educação Especial da Semed, Maíra Ielena Cerqueira.

Olhar ampliado e sensível
Cuidadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont, Edjane Andrade diz que uma formação como esta contribui para a mudança na forma como os profissionais enxergam a prática do dia a dia. Segundo ela, é preciso olhar além para as possibilidades de exercer seu ofício, já que ele não se resume ao acompanhamento dos alunos.

"Quando chegamos a uma formação dessa, entendemos qual é o verdadeiro papel do cuidado e novas formas de realizar o nosso trabalho. Nosso ofício não é apenas levar o aluno para o banheiro ou ajudá-lo a se alimentar, tem que ir além, tornando-se para o auxílio do estudante enquanto pessoa, inclusive, em relação ao desempenho escolar. Aprendi muito que o olhar sensível,  como cuidador ou professor, para cada aluno, sendo ele da educação especial ou não, é necessário. Isto influencia no desenvolvimento do aluno", pontua Edjane.

Estudante de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alisson Vinícius Vieira atua há dois meses como estagiário e mediador pedagógico na Emef Santa Rita de Cássia, do Bairro América. Ele comenta que a formação está sendo muito interessante, tendo em vista que o possibilita abranger seus conhecimentos acerca da educação inclusiva.

"Atuo em sala de aula, mas com um desafio diferenciado, que é a atenção aos alunos da educação especial, e acredito que o curso e esta experiência como mediador irão enriquecer bastante a minha carreira enquanto professor. Estou gostando bastante, conhecendo melhor sobre diretrizes e bases nacionais, e sobre o cuidado com iniciativas que nos parecem básicas, mas são tão importantes para a execução do trabalho, o desenvolvimento do aluno e a prevenção de transtornos", evidencia o mediador.