Semed e Seduc aliam estratégias para fortalecer as escolas públicas de Aracaju

Educação
01/08/2023 18h14

Fortalecendo o diálogo com a rede estadual de ensino, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) se reuniu, nesta terça-feira, 1°, com a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), para discutir medidas estratégicas para as duas redes, como o planejamento para a matrícula de 2024.

Com o objetivo de analisar as ações já executadas, planejar e aperfeiçoar novas, os representantes educacionais ressaltaram a importância da parceria e destacaram os efeitos positivos para toda a população aracajuana, visto que a DEA é responsável por 77 escolas estaduais no município.

Segundo o gestor da Semed, Ricardo Abreu, o município e o estado têm feito um trabalho de articulação permanente durante todo o ano, para discutir as temáticas que envolvem ambas as redes e que beneficiem Aracaju.

"Fizemos uma primeira reunião e apontamos alguns elementos que precisavam ser previamente discutidos. Assim, elencamos prioridades. A primeira é o planejamento de matrícula para o ano de 2024, algo que dialogamos todos os anos. A segunda é a discussão sobre os índices educacionais referentes ao Saese e ao Saeb, já que no ano de 2023 tanto a rede pública municipal quanto a rede pública estadual serão submetidas às duas avaliações. Portanto, nesta reunião, discutimos a possibilidade de ações pedagógicas conjuntas que pudessem reverter e somar esforços para garantir que as nossas crianças e adolescentes pudessem interagir juntas, seja por meio de atividades culturais, por meio de atividades esportivas ou por meio de atividades que envolvam os componentes curriculares. Ou seja, a ideia da reunião é executar ações para o benefício da população aracajuana ainda este ano, mas, também, no primeiro semestre do ano de 2024”, destaca.


Em concordância, a diretora da DEA, Gilvania Guimarães, reforça que o diálogo entre as duas secretarias sempre existiu e que a reunião serve não somente para pensar ações futuras, mas, também, para analisar o caminho já percorrido.

“Hoje a gente vive um momento de diálogo muito aproximado junto à Semed, com muitas ações sendo pactuadas e compartilhadas com a nossa rede. Estamos no mesmo município e, além de estudantes que migram de uma rede para outra, temos, também, servidores e trabalhadores que estão nas duas redes. Tem muita pauta que nos une o tempo inteiro. E tem desafios também, a matrícula é um deles. Todos os anos a gente tem se debruçado e somado esforços para fazer o atendimento à população aracajuana, no sentido de garantir a matrícula preferencialmente o mais próximo possível. Em 2023, nós tivemos uma parceria muito forte. O professor Ricardo Abreu esteve dialogando com a gente e essa soma de esforços conseguiu resolver muitas situações pontuais. A ação de hoje é para ver os caminhos que conseguimos percorrer, aquilo que é um desafio grande e como que a gente pode solucionar”, analisa.

Diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes explica que o diálogo antecipado e permanente entre Semed e Seduc é essencial, pois as redes compartilham a oferta do ensino fundamental nos anos iniciais e finais, "uma demanda que é cada vez mais crescente", ressalta. "Então, a ação articulada entre as duas redes pode garantir que todos os alunos em idade escolar da nossa cidade tenham direito a matrícula em uma unidade da rede pública, seja municipal ou estadual”, aponta.