Prefeitura de Aracaju adquire 80 cadeiras de rodas para equipar escolas municipais

Educação
02/08/2023 09h56

Promovendo inclusão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), adquiriu e já iniciou a distribuição de 80 cadeiras de rodas adaptáveis para as escolas municipais. Todas as unidades serão beneficiadas com a nova aquisição, independente de ter ou não alunos incluídos na educação especial, visto que as escolas devem estar sempre preparadas para dar o devido suporte aos estudantes.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Semed, Maíra lelena Nascimento, as cadeiras serão distribuídas entre as unidades de educação infantil e fundamental, visando disponibilizar o suporte necessário para a permanência plena dos alunos com deficiência.

“As cadeiras de roda foram solicitação da Coordenadoria de Educação Especial, a Coesp, visto que elas estão entendidas como um importante instrumento em favor da acessibilidade dos nossos estudantes. Foi realizada aquisição de 80 cadeiras de rodas, algumas infantis e outras infanto-juvenis, que foram enviadas para as Escolas Municipais de Educação Infantil [Emeis] e para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental [Emefs] justamente para promover as condições de acessibilidade dos nossos estudantes. Na educação especial, durante muito tempo o nosso dilema foi o acesso, fazer com que a criança, o adolescente ou mesmo adulto com deficiência tivesse acesso à educação. Hoje, a nossa luta não é tão somente em prol do acesso à escola, mas, também para a permanência e o sucesso escolar”, destaca

A coordenadora também ressalta a importância do equipamento no tocante a ser um instrumento que vence as barreiras. “Visando a permanência desse público específico, a gente precisa pensar quais são os recursos necessários para superar as barreiras. A cadeira de rodas é para todas as escolas, pensando que a qualquer momento pode acontecer a matrícula de uma criança que precise desse suporte e acessibilidade. Vale lembrar que a escola é importantíssima para os nossos alunos, obviamente. Mas ela também é um equipamento que deve servir a toda a comunidade na qual ela está instalada e, por isso, deve sempre estar se adequando ao seu público. Portanto, é preciso pensar nessa condição de acesso”, reforça.

Escolas
A Emef Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, foi uma das primeiras a receber cadeira de rodas. Entusiasmada e grata pela aquisição, a diretora Izabel Cristina Santana informa que a escola conta com dois alunos com deficiência e que, portanto, a chegada do equipamento é extremamente importante.

“Nossa escola é toda acessível, temos acessibilidade arquitetônica, que são as rampas, os corrimãos, o piso tátil, e temos os banheiros adaptados. Então, tratando-se de acessibilidade arquitetônica, estamos equiparados. Agora, temos também a mais importante, que é a acessibilidade atitudinal com a ação muito interessante da Semed, ao entregar as cadeiras, que traz essa possibilidade de locomoção dos estudantes que necessitam desse tipo de apoio de equipamento. A cadeira chegou num momento excelente, trazendo ainda mais benefício para nossos alunos", aprova a gestora.

Ainda conforme Izabel Cristina, a escola passou por mudanças necessárias para adequação da legislação atual de acessibilidade, pois, ressalta ela, "é importante ter essa sensibilidade de olhar para os alunos da educação especial, porque é um direito deles". "Antes, a gente fazia integração, com o aluno se adequando a escola, hoje, mudamos o paradigma e nós é que adequamos a escola para ele, para que o aluno tenha acesso à educação, que ele aprenda, que possa, de fato, estar incluído”, reflete a diretora.