Prefeito Edvaldo entrega urbanização de praça no bairro Farolândia

Agência Aracaju de Notícias
02/08/2023 21h40

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quarta-feira, 2, um novo espaço de convivência para os aracajuanos. O gestor inaugurou a praça Maria Joselita Almeida Barbosa, localizada no bairro Farolândia, garantindo aos moradores da localidade o acesso a um ambiente completamente estruturado para momentos de lazer e para a prática de atividades físicas. Fruto de um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, o local foi erguido com recursos do próprio tesouro municipal.

"Esta é mais uma linda praça que entregamos para a população. Esse projeto chegou a ser iniciado em 2016, em outra gestão, mas o contrato foi desfeito. Quando retornei para a Prefeitura, solicitei que o projeto fosse reformulado e colocamos na lista de obras que seriam priorizadas em uma segunda etapa. No final do ano passado, autorizamos o início da obra e, agora, estamos entregando, totalmente equipada para que os moradores da região possam usufruir. Assim como outros espaços que estamos construindo na cidade, é uma praça estruturada, com muito verde e que se integra à comunidade", afirmou o prefeito.

Edvaldo também destacou o alto padrão dos espaços de lazer que estão sendo erguidos nos diversos bairros da cidade. "Adotamos um modelo diferenciado que está sendo executado em todos os bairros. O mesmo padrão que adotamos nesta praça, também adotamos nas duas praças que foram entregues semana passada no bairro Santa Maria, nas oito praças que erguemos no bairro 17 de Março e nos demais projetos que estamos executando em outras localidades", frisou.

Ao fazer a entrega do novo equipamento, o gestor lembrou ainda a importância da homenageada para a capital sergipana. "Não podemos esquecer aqueles que dedicaram a vida para contribuir com o desenvolvimento e progresso da nossa cidade. Mais do que lembrar, precisamos reconhecer.  Por isso demos o nome  da doutora Maria Joselita Almeida Barbosa a essa praça, uma mulher extraordinária, que pregou o bem e que deixou um legado para a justiça de Aracaju e de Sergipe. Por tudo o que ela realizou ao longo da sua trajetória, fizemos questão de homenageá-la. Agora, todas as vezes que os seus familiares passarem por este local, lembrarão de Maria Joselita Almeida Barbosa, pois materializa a sua memória", enfatizou o prefeito, que entregou uma réplica da inauguração para os familiares da homenageada.

Em seu discurso, o filho da homenageada, Peterson Almeida, destacou que "a Prefeitura não homenageia minha mãe, ela homenageia o Ministério Público como um todo". "Minha mãe atuou por 42 anos como promotora de justiça, depois como procuradora de justiça, é filha de Aracaju, e teve uma atuação muito forte na área criminal aqui na capital.  Não é porque é minha mãe, mas ela tinha uma conduta exemplar. Então, é um reconhecimento do trabalho e da vida de uma pessoa que gostava muito de lugares abertos, praças, calçadões. Tenho certeza que, de onde ela estiver, fica muito feliz com essa homenagem que presenteia a comunidade da Farolândia", expressou.

Autor da propositura que deu nome à praça, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira, se disse honrado pela indicação. "Joselita Barbosa Almeida era uma pessoa muito querida. Foi moradora daqui da região, assim como o seu filho Peterson, e pela história de vida que ela teve, merecia essa homenagem que foi aprovada por unanimidade pelo parlamento. Então, hoje é um dia para celebrar, para prestar uma justa homenagem a ela que fez a história no judiciário e na justiça sergipana", salientou o vereador.

Maria Joselita Almeida Barbosa nasceu em  Aracaju. Iniciou sua vida estudantil no Colégio Patrocínio José, ingressando, logo após, na Faculdade de Direito de Sergipe, em 1967. Em 1970 foi aprovada no concurso do Ministério Público de Sergipe para o cargo de promotora. Ao longo de sua carreira, oficiou nos municípios de Gararu, São Cristóvão, Propriá e em outras cidades sergipanas. Em 2003, tornou-se procuradora de Justiça, pelo critério antiguidade, função na qual permaneceu até se aposentar, em 2012. Ela faleceu em 2021. Deixou três filhos e quatro netos.

O projeto

Para a urbanização da praça Maria Joselita Almeida Barbosa, foram investidos R$ 1.063.886,85 pela Prefeitura de Aracaju. O projeto contou com a construção de passeios em concreto, instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica, bancos e arquibancada. O local também foi dotado de paisagismo, de iluminação de LED e de acessibilidade, com rampas e pisos táteis.

"Essa é uma obra que encontramos paralisada e que o prefeito Edvaldo Nogueira pediu que fosse reestudada. Nós fizemos um novo projeto e, com recursos da própria administração, executamos. É uma praça que se integra aos imóveis que estão a sua volta e que possui diversos elementos arquitetônicos que interagem com a natureza, um novo conceito que tem sido adotado nos espaços de lazer da cidade para que as praças deixem de ser elementos isolados e se tornem parte das comunidades, abracem as comunidades", detalhou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas.

Para os moradores da localidade, a obra representa uma "grande conquista". "A praça ficou muito boa, excelente para quem mora aqui porque era um terreno abandonado. A gente tinha medo de passar por aqui. Agora está uma beleza, iluminada, com muitas opções de lazer e para a prática de atividade física. Há muito tempo esperávamos por esta obra", comemorou o aposentado José Raimundo Alcântara.

A aposentada Raimunda Alcântara também elogiou a obra que foi entregue pela Prefeitura. "É um sonho que se realiza para todos os moradores. Além de linda, a praça ficou iluminada, o que nos traz a sensação de segurança. É maravilhoso olhar para essa área e não ver mais aquele matagal. Estou muito agradecida e com certeza praticarei atividade física aqui", frisou.

Acompanharam a solenidade os deputados estaduais Marcelo Sobral e Netinho Guimarães, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, representando o governador Fábio Mitidieri, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, os vereadores Breno Garibalde, Cícero do Santa Maria, Vinicius Porto, Milton Dantas e Anderson de Tuca, a prefeita de Japaratuba, Lara Moura, familiares da homenageada e secretários municipais.