Prefeitura iniciará período de reclassificação para quem deseja ingressar na EJA

Educação
03/08/2023 12h00

Moradores da capital que possuem 15 anos de idade ou mais e nunca frequentaram ou concluíram o ensino fundamental, desejando ingressar na Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino do município, podem realizar prova de reclassificação ofertada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A avaliação visa analisar qual o nível de aprendizagem em que o aluno se encontra, para que, a partir do resultado, ele possa ser remanejado para o ano/série adequado.

O processo de reclassificação ocorre no início de cada semestre, em todas as 18 unidades de ensino municipais que ofertam a EJA. A prova é aplicada mediante solicitação da escola ao aluno, ou vice versa. Neste segundo semestre de 2023, as avaliações serão realizadas entre os dias 14 de agosto e 14 de setembro, no local onde o estudante está matriculado. 

Diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes enfatiza a importância da iniciativa. "A reclassificação é uma ação para quem nunca frequentou uma escola ou que não possui a documentação comprobatória da série em que estava matriculado. Esta pessoa pode ir a uma unidade de ensino fundamental da rede que possui oferta da EJA, caso tenha mais de 15 anos de idade, e agendar uma prova elaborada pela equipe escolar, que vai identificar qual ano/série ele poderá cursar", explica Evilson.

O período de matrículas para o segundo semestre da EJA no ano letivo 2023, da rede municipal de ensino de Aracaju, foi iniciado em 17 de julho, através do Portal da Matrícula Online (www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline), disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.  Os números de telefones disponíveis à comunidade escolar para prestar esclarecimentos e/ou dirimir dúvidas são: 3179-1574 / 98106-2969 (WhatsApp).

Quem, por algum motivo, não possui a documentação que comprove a sua escolaridade, também pode dirigir-se à escola para a realização da prova de reclassificação e matrícula na EJA. A coordenadora da Educação para Jovens e Adultos da Semed, Sueli Bispo, ressalta que se faz essencial a jornada para a conclusão dos estudos.

"Finalizar esta etapa escolar é algo fundamental para um caminho de conquistas importantes na vida de qualquer pessoa. Retomar os estudos representa uma decisão maravilhosa e tanto a Educação de Aracaju, como as escolas e nossos professores têm como objetivo fazer com que cada aluno chegue até nós recebendo um acompanhamento educacional humanizado e de qualidade", pontua Sueli.

Curso formativo para professores
Com a finalidade de preparar, ainda mais, os docentes da EJA que atuam na rede municipal, a Semed, por meio da Coordenadoria de Educação para Jovens e Adultos (Coeja), realizará mais um curso formativo em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). O evento será promovido nos dias 14 e 15 de agosto, das 18 às 21h30, no Auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos.

A formação conta com a colaboração do grupo Eureka. Durante esses dois dias, será abordado o tema: "Jornada Pedagógica em EJA: Dos Desafios às Práticas Educativas", contando com palestra ministrada pela professora doutora Márcia Alves de Carvalho Machado, docente de graduação e pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit).                                                  

Confira a lista de escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos

Emef Juscelino Kubitschek
Emef Olga Benário
Emef Deputado Jaime Araújo
Emef João Teles de Menezes
Emef Oviêdo Teixeira
Emef Presidente Tancredo Neves
Emef Professora Letícia Soares de Santana
Emef Professor Laonte Gama
Emef Professor Diomédes Santos Silva
Emef Manoel Bonfim
Emef Sabino Ribeiro
Emef Professora Maria Thétis Nunes
Emef Dr. Carvalho Neto
Emef Jornalista Orlando Dantas
Emef Presidente Vargas
Emef Alcebíades Melo Vilas-Boas
Emef José Conrado de Araújo
Emef Sérgio Francisco da Silva