Prefeitura troca experiências com outros países sobre trabalho social da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
03/08/2023 17h00

A delegação que representou a Prefeitura de Aracaju no evento “Aspectos socioambientales en Programas de Mejoramiento de Barrios Taller de trabajo para países del Cono Sur", no Uruguai, retorna à capital sergipana nesta quinta-feira, 3, após o intercâmbio de dois dias que possibilitou a troca de experiências e informações com representantes de diversos países do Sul da América do Sul.
 
O grupo foi formado pela equipe da área social, junto à coordenação geral do Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju. Nos dias 1º e 2 de agosto, em Montevidéu, capital do Uruguai, eles fizeram a apresentação do processo de reassentamento da avenida Perimetral com foco no deslocamento econômico da etapa 4 da obra.

Além da oportunidade de apresentar a experiência aracajuana, a equipe da Prefeitura conheceu projetos realizados em outros países que também são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), trocando experiências e compartilhando aprendizados.
 
O grupo ainda participou de uma visita técnica ao programa do Uruguai que envolve projetos de infraestrutura e reassentamento. Para a coordenadora da área social da Perimetral Oeste, Rosária Rabelo, a experiência foi gratificante, pois possibilitou ao grupo partilhar o que vem sendo realizado no município de Aracaju quanto aos reassentamentos, em especial ao deslocamento econômico. 

“Tivemos a oportunidade de dialogar sobre as compensações ofertadas pelo nosso município ao comércio afetado com a execução da obra, trazendo um elemento inovador no processo de negociação com as partes envolvidas com a construção de uma metodologia própria de compensação aos donos dos imóveis comercial. Esse momento de troca foi muito importante e saímos daqui muito felizes porque vimos o quanto temos feito e de forma inovadora. Fruto de todo esse trabalho, também, o município de Aracaju está sendo convidado a replicar o processo de reassentamento realizado com Florianópolis, que estará iniciando o programa neste momento”, disse.

Já a coordenadora do Programa de Requalificação Urbana (UCP), Michele Lemos, ressaltou a importância da troca de experiências e de melhores práticas entre os executores do BID nos países do Cone Sul. “O intercâmbio ocorrido serviu para sairmos com um catálogo de melhores práticas, considerando as experiências distintas de mutuários da América do Sul, especialmente em trabalhos com remanejamento de comunidades e melhorias nos bairros”, declarou.

Alexandra Déda Freire, técnica de Referência do Trabalho Social da Perimetral Oeste, destacou que a troca de experiência entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile fortaleceu a gestão social da habitação e o Trabalho Social desenvolvido nessa área em Aracaju. “Conectados, partilhamos desafios e soluções usadas que nos levaram a auferir do órgão financiador do Programa o título de boas práticas nas definições de medidas compensatórias às famílias que passaram por reassentamento, seja de imóveis residenciais ou de estabelecimentos econômicos. As medidas usadas no município de Aracaju no Projeto da Avenida Perimetral vão fazer parte do Manual de Boas Práticas em reassentamento”, explicou.