Prefeito Edvaldo participa do II Workshop da Educação

Agência Aracaju de Notícias
07/08/2023 13h27

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta segunda-feira, 7, da abertura do “II Workshop da Educação - boas práticas para uma educação transformadora”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Fruto de uma parceria entre a Corte de Contas, o Ministério Público de Contas (MPC), com o apoio de entidades representativas do Sistema de Tribunais de Contas do país, o evento se estende até terça-feira, 8, e reúne gestores, conselheiros, auditores, secretários, professores, entre outros profissionais objetivando ampliar as discussões sobre os desafios da gestão pública na área educacional, assegurando o ensino de qualidade para crianças e adolescentes.  


“Este é um evento que considero muito importante, pois acredito que a educação é um elemento primordial para a construção do nosso país. E quando se trata da educação pública, a atenção deve ser ainda maior, porque os alunos que estudam nas escolas municipais, estaduais e federais são aqueles que mais precisam. São aqueles que só têm a educação como uma porta para um futuro melhor. Então, se nós, gestores, concentrarmos as ações nesta área, se assegurarmos a oferta de uma educação de qualidade para que os estudantes possam aprender, estamos preparando o futuro. E esse workshop vem para mostrar exatamente isso”, destacou Edvaldo.

Ao falar sobre a importância do evento, o gestor ressaltou também que o workshop “representa a união de esforços por uma educação melhor para o país”. “Principalmente no âmbito estadual. Somente com essa somação de forças poderemos fazer mais e melhor para educação do nosso país. É essa troca de experiências, a abertura de debates como este que conseguiremos garantir que as nossas crianças e adolescentes possam conquistar um futuro promissor. Então, parabenizo o Tribunal de Contas por realizar esta segunda edição do workshop, com a presença de grandes palestrantes que enriquecem ainda mais as discussões acerca da educação”, frisou.

O prefeito lembrou ainda as ações que estão sendo executadas na Educação de Aracaju para a oferta de um ensino de qualidade nas unidades de ensino. “Desde que retornamos à Prefeitura, em 2017, temos colocado a Educação entre as nossas principais prioridades. E temos alcançado resultados muito expressivos, entre eles a de ter sido uma das cidades do Nordeste que mais cresceu no Ideb em 2022. Além disso, nos tornamos referência em muitos projetos de aceleração do ensino, realizamos continuamente avaliações nas escolas para medir a qualidade do aprendizado e temos buscado, cada vez mais, ofertar o acesso à tecnologia aos alunos, professores e gestores escolares. Tudo isso, para que a Educação se torne um instrumento eficaz de melhoria de vida dos aracajuanos”, reforçou.

Também presente no workshop, o governador Fábio Mitidieri considerou que o evento “é uma grande oportunidade para discutir uma temática tão relevante como a educação”. “É necessário que a gente pense a política educacional como um todo. Somente com essa união poderemos conseguir transformar a nossa sociedade, através da educação. Por tanto, estamos aqui para somar esforços por uma educação de qualidade, por um ensino público que venha, efetivamente, transformar a nossa geração de jovens estudantes para que a gente tenha uma sociedade cada vez melhor e mais preparada”, enfatizou. 

Debates e painéis

Ao longo dos dois dias de evento, serão abordados diversos temas voltados para a aplicação de boas práticas com foco no desenvolvimento da educação. Entre os temas estão: efetividade das boas práticas; ações de controle externo para o aprimoramento da educação; cooperação e experiência multilateral em prol da educação; e as boas práticas dos Ministérios Públicos de Contas no Desenvolvimento da Educação. O secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, será um dos palestrantes convidados para o primeiro dia de debates, ocasião na qual apresentará os processos de recomposição da aprendizagem na rede pública de ensino de Aracaju, em 2022 e 2023. 

Idealizadora do workshop, a conselheira do TCE/SE, Susana Azevedo, disse que o evento “traz grandes nomes com trabalhos marcantes em diversos municípios para que os jurisdicionados entendam a possibilidade de se fazer uma educação de qualidade em Sergipe. E como consequência, possamos alcançar melhores índices educacionais no estado”, detalhou. 

Da mesma forma, o procurador-geral do Ministério Público de Contas em Sergipe, João Augusto Bandeira Mello, pontuou que o workshop “abre um novo olhar para a educação pública”. “É um evento sobre o controle externo que entrega sua expertise pela educação, que mostra que é possível um debate coletivo pela área. Quando o aluno não aprende, todos nós fracassamos. Então, essa articulação se apresenta para a construção de um sonho que demanda tempo, mas que, com dedicação, com o olhar de todos os que estão aqui presentes, e com os apontamentos sobre as nossas fraquezas e fortalezas, podemos alcançar de forma mais rápida. O futuro não é uma utopia”, afirmou. 

Anfitrião do evento, o presidente do TCE/SE, Flávio Conceição de Oliveira Neto destacou que o workshop “foi pensado para desenvolver um proveitoso diálogo acerca da educação pública”. “Sobretudo neste período pós-pandemia, este evento vem para produzir debates essenciais para o aprimoramento da educação, fomentando a troca de ideias entre os participantes. A educação enfrenta muitos desafios, diversos fatores impactam em seu crescimento e para minorar isso, precisamos desenvolver um modelo educacional atrativo. É o que este evento possibilitará para todos”, concluiu.