Aracaju participa da Semana Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose

Saúde
07/08/2023 15h40

Com o objetivo de reforçar as orientações à população e aos rofissionais de saúde, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participa da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, de 7 a 11 de agosto. Durante este período, serão realizadas ações educativas sobre a doença, além de um Dia D, na sexta-feira, 11, das 9h às 12h, na UBS Anália Pina, no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont.

A leishmaniose é uma doença parasitária infecciosa não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados. Tem como fonte de infecção os reservatórios - no ambiente urbano o principal é o cão, e no ambiente silvestre, as raposas -, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar. 

Diante disso, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, reforça a importância dos cuidados a serem adotados pela população. “Será uma semana de ampliação do olhar sobre a doença e os riscos para a saúde, do ponto de vista dos sintomas, prevenção, tratamento, informações gerais e oferta de serviços. Para isso, divulgaremos nos canais oficiais de comunicação entre outras atividades educativas”, comenta. 

Dia D
Na sexta-feira, 11, as equipes do CCZ estarão na UBS Anália Pina, no conjunto Almirante Tamandaré, das 9h às 12h, com serviços de vacinação antirrábica (canina/felina), coleta para exame de Leishmaniose Visceral Canina, palestras sobre o agravo da doença e distribuição de brindes.